Todos os tipos de ambientes que comportam grandes movimentações pessoais exigem uma boa sinalização para orientar e informar sobre regras de convivência, além de determinar como as pessoas podem se proteger em caso de emergências. Por isso, as placas de identificação de salas devem ser cuidadosamente desenvolvidas para cumprir com todas essas funções.
Além disso, elas também têm a função de reforçar a identidade visual de uma empresa, distinguindo-a do restante dos concorrentes e criando uma marca única na mente dos leitores. Sendo assim, você deve conhecer quais são as principais estratégias para desenvolver placas de identificação de salas que realmente contribuam para o branding do negócio.
Quer saber mais a respeito? Continue a leitura!
Neste artigo você vai encontrar:
- A importância das Placas de identificação de salas
- Quais são os tipos de placas de identificação de salas?
- Quais são os tipos de materiais para placas de identificação de salas?
- Tipos de acabamentos para Placas de identificação de salas
- Dicas para você escolher as placas de identificação de salas ideais
A importância das Placas de identificação de salas
As placas de identificação de salas servem para informar a quem as observa, a função que aquele ambiente tem, bem como educar sobre procedimentos e limitações de forma clara e profissional. Quando bem desenvolvidas, elas conseguem transmitir uma mensagem em questão de segundos, evitando que qualquer pessoa tenha problemas em se situar.
Quando somadas às estratégias de marketing, elas também têm o poder de reforçar uma identidade da marca por meio de cores, fontes e símbolos exclusivos àquela identidade visual. Portanto, é indispensável que todo o planejamento seja focado em resolver as necessidades de um negócio.
Leia também: A importância da sinalização visual no ambiente de trabalho.
Quais são os tipos de placas de identificação de salas?
A seguir, listamos quais são os principais tipos de placas que você pode escolher para reforçar sua identidade visual e identificar os mais diversos ambientes.
Placas Convencionais
Os modelos convencionais são aqueles utilizados para identificar salas de diretoria, comercial, financeiro, reunião, banheiro, entre outras. Elas são simples, mas eficazes, geralmente contendo o nome da sala ou o setor e, em alguns casos, o nome do responsável.
Elas também podem ser personalizadas para indicar mais informações, como restringir níveis de acesso, andares por cores, gênero e até terem distinções sobre cargos. Tudo isso deve ser alinhado com a estratégia.
Placas de identificação livre e ocupado
Essas placas são especialmente úteis para salas de reunião e outros espaços que podem ser reservados. Elas indicam se a sala está disponível ou ocupada, ajudando a gerenciar melhor o uso do espaço e a evitar interrupções desnecessárias. O ideal é que haja também outra forma de controle, por meio de planilhas ou centralizada em um responsável. Nesse contexto, a sinalização atua mais como um meio imediato de comunicação visual.
Placas de identificação de salas com escrita personalizada
Algumas empresas optam por "batizar" suas salas com nomes específicos, seja de projetos, personalidades ou conceitos relacionados à cultura da empresa. Essas placas com escrita personalizada deixam os ambientes mais criativos e podem também ser utilizadas em eventos para identificar setores exclusivos.
Quais são os tipos de materiais para placas de identificação de salas?
A escolha do material tem uma função estética e pode influenciar bastante no design. Além disso, elas também refletem na durabilidade da placa, que pode durar mais ou menos tempo dependendo da sua composição e ambiente que será instalada. Entenda melhor a seguir!
Deseja solicitar um orçamento ou saber mais? Preencha o formulário abaixo:
PVC
As alternativas em PVC são uma opção econômica, que atendem bem à maioria das situações. Elas são leves, fáceis de instalar e podem ser personalizadas com diversas cores e acabamentos. Por isso, são ideais para ambientes internos nos quais não há muita exposição a fatores externos.
Alumínio
Elas oferecem mais resistência e durabilidade, contando também com uma aparência moderna e profissional, além de ser um material leve, que pode ser fixado além de outras formas, com adesivo dupla face. Ambientes corporativos e comerciais fazem uso do alumínio com frequência devido ao toque sofisticado que podem ter.
Aço inox
O aço inox é um material nobre que pode passar uma sensação de sobriedade e confiança, sendo altamente recomendada para escritórios de alto desempenho ou que lidam com tecnologia e inovação em geral. É comum encontrar placas de identificação de salas de CEOs e grandes executivos feitas a partir desse tipo de produto.
Acrílico
Outra opção atrativa financeiramente, mas que permite alta personalização e que pode ser amplamente utilizada em ambientes internos e externos. Isso porque o acrílico é fácil de trabalhar, permitindo impressões e gravações com mais precisão. Pode ser moldado e cortado a laser, entregando um acabamento impecável, com sobreposições e recorte especial em alta qualidade.
Tipos de acabamentos para Placas de identificação de salas
A criatividade é o principal limitador quando o assunto é combinar acabamentos para criar uma placa de identificação de sala que atenda às necessidades do seu negócio. É possível utilizar, por exemplo:
Acrílico sobreposto com:
- Alumínio
- Aço inox
- Madeira
Criando um modelo moderno, incluindo cortes especiais, como o formato do logotipo da empresa ou de algum desenho que faça sentido com uma campanha específica. Também é possível recortar letras de acrílico com precisão, a laser e colocá-las sobre uma superfície metálica, por exemplo, ou sobre uma superfície acrílica.
Além da base em acrílico, outra combinação interessante e que dá um toque sofisticado as placas de identificação de salas é:
Base de madeira sobreposta com:
- Aço inox
- Alumínio
Essas são algumas opções de acabamentos para sinalização de salas. É possível realizar uma infinidade de personalizações, tanto da impressão em cores como dos modelos e materiais utilizados nas placas de identificação de salas.
Saiba mais sobre corte a laser através do nosso instagram:
Dicas para você escolher as placas de identificação de salas ideais
Escolher as placas de identificação adequadas pode parecer uma tarefa simples, mas alguns fatores devem ser considerados para garantir a melhor opção. Veja só as nossas sugestões para você fazer a escolha certa:
- Considere o estilo e a identidade visual da empresa: tudo deve estar alinhado às necessidades de marketing da sua empresa, respeitando aquilo que foi planejado pelos criadores da identidade visual;
- Defina o tamanho e a legibilidade das placas: o tamanho deve ser um ponto de atenção, principalmente ao considerar o ambiente, tipo de público que lerá os avisos e posição que serão instaladas as placas;
- Escolher o tipo de fixação das placas: existem várias opções de fixação, como fita adesiva, parafusos ou prolongadores. A escolha depende da superfície em que a placa será instalada.
- Incluir informações relevantes nas placas: além do nome da sala, pode ser útil incluir outras informações, como o nome do responsável, horários de uso ou, no caso de placas interativas, um QR Code por exemplo.
Pronto! Agora está fácil escolher placas de identificação de salas que sejam coerentes com a estratégia da sua empresa e marca, além de mais informativas e precisas.
Na nossa loja virtual você encontra diversos modelos de placas, de acordo com a sua estratégia, necessidade e preferência. Acesse agora mesmo!