Saiba se a sua empresa possui a Sinalização de Emergência adequada
Obrigatório para todo o tipo de comércio, condomínio ou locais de grande circulação, a sinalização de emergência possui regras estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com a instrução técnica Nº20/2004. Com a finalidade de reduzir as ocorrências de incêndios, alertar sobre os riscos e garantir que sejam adotadas ações adequadas á situações de perigo, além de orientar ações de combate, localização de equipamentos contra incêndio e rotas de fuga/emergência.
De acordo com a instrução técnica, a sinalização de emergência se divide em dois grupos: sinalização básica e complementar.
Sinalização Básica
A sinalização básica é o conjunto mínimo da sinalização obrigatória a todos os estabelecimentos. Fazem parte da sinalização básica os avisos de proibição, alerta, orientação e salvamento, e de equipamentos.
- Proibição: Proibir e coibir ações capazes de iniciar um incêndio ou o seu agravamento.
- Alerta: Alertar sobre áreas e materiais com alto potencial de risco de incêndio, explosões, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos.
- Orientação e Salvamento: Indicar rotas de saídas e fugas.
- Equipamentos: Indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate á incêndio, além de indicar alarmes disponíveis no local.
Sinalização Complementar
A sinalização de emergência complementar é feita com o intuito de complementar a sinalização básica, diminuindo os riscos. Indicam rotas de fuga, alertam sobre obstáculos no caminho, sinalizam sistemas hidráulicos fixos (combate á incêndios), o armazenamento de produtos perigosos, entre outros.
- Rota de saída: Indicam o trajeto completo, com rotas de fuga, até a saída de emergência, também chamada de indicação continuada.
- Obstáculos: Indicam obstáculos na rota de fuga, como pilares, arestas de paredes e vigas, desníveis, degraus, entre outros.
- Sistemas Hidráulicos: Identificam as tubulações fixas e acessórios utilizados para o sistema de hidrantes e chuveiros automáticos.
Sinalização Personalizada
Sinalização de emergência personalizada, são as placas de sinalização para necessidades especiais, como exemplo a sinalização de medidas de proteção contra incêndio existentes no local, sinalização em diferentes línguas estrangeiras, ou a aplicação de textos diferentes.
Quando houver a necessidade das placas de sinalizações em outras línguas, estas devem ser complementares, sem retirar os textos da língua portuguesa.
Sua empresa está sinalizando adequadamente?
Conheça a linha de Sinalização de Emergência da AfixGraf: Placas de Incêndio e Placas Fotoluminescentes de Saída de Emergência. Caso tenha necessidade de modelo personalizado, solicite um orçamento, fazemos todo tipo de placa personalizada.
Tem dúvidas se a sua sinalização está adequada? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!
Compartilhe esse conteúdo, a sua colaboração pode ajudar outras pessoas a indicar corretamente e evitar muitos acidentes.
4 Comments
bom dia, tem regra para sinalizar as empresas como saida de emergencia por mais que a empresa seja pequena (pequeno porte) a necessidade de colocar placas??
Boa tarde Suzana,
Sim, independente do tamanho da empresa, deve ser sinalizada seguindo a NBR 13434.
Para um estudo mais detalhado, você pode solicitar uma visita técnica de uma empresa de segurança do trabalho e posteriormente laudo do bombeiro.
Clique aqui para visualizar a NBR 13.434 na integra.
Atenciosamente,
Equipe AfixGraf
Boa noite
A sinaletica de saída de emergência que se encontram na parte superior das portas devem ser sinalizadas com blocos autonomos ou basta apenas placas fotoluminescentes?
Boa tarde Alexandra,
A respeito da sua dúvida, segue o que fiz a Instrução normativa nº20/2014:
“Os recintos destinados à reunião de público, cujas atividades se desenvolvem sem aclaramento natural ou artificial suficientes para permitir o acúmulo de energia no elemento fotoluminescente das sinalizações de saídas, devem possuir luminária de balizamento com a indicação de saída (mensagem escrita e/ou símbolo correspondente), sem prejuízo do sistema de iluminação de emergência, em substituição à sinalização apropriada de saída com o efeito fotoluminescente”
Se for o seu caso, sim, é necessário iluminação.
De qualquer maneira, recomendamos você entrar em contato com o corpo de bombeiros para maiores detalhes técnicos.
Atenciosamente,
Equipe AfixGraf