O acrílico é um material versátil, apresentando grande variedade de cores, texturas, espessuras, graus de transparência, formas e aplicações. É facilmente encontrado em fachadas empresariais (placas de numeração do imóvel; letra em caixa acrílico valorizando o logotipo da empresa); como parte de projetos paisagísticos (obras de arte, placas de aviso, aquários); sinalização empresarial interna e externa; eventos (displays, porta folders); troféus; placas de homenagem; vitrines… A criatividade é quem comanda o tipo de aplicação. Mas como definir corretamente as cores de acrílico a serem utilizadas?
Projetos profissionais, e de sucesso, não escolhem as cores de forma aleatória! Designers, arquitetos, publicitários, profissionais de marketing conhecem bem o impacto que as cores de acrílico podem gerar, seja em projetos empresariais ou não… E esse impacto interfere diretamente na maior ou menor aceitação, por parte de seus clientes, da comunicação visual estabelecida!
Preparado para fazer seus negócios prosperarem com a utilização de cores adequadas? Aposto que sim… Então, acompanhe o texto a seguir!
Um bom projeto de comunicação visual
Projetos empresariais de comunicação visual têm o objetivo de estabelecer as diretrizes que nortearão o posicionamento da empresa no mercado em que atua, de forma que sua imagem transmita tudo àquilo que a empresa tem a intenção de transmitir.
É necessário conhecer a missão, visão e valores da empresa, assim como as características de seus clientes, usuários, público alvo e parceiros. Deve-se verificar também o tipo de posicionamento adotado pela concorrência, com a intenção de inovar e desenvolver diferenciais que fidelizam seu público.
Uma vez que essas informações estiverem bem claras e definidas, é o momento de criar a identidade visual da empresa, a qual pode, perfeitamente, ir evoluindo ao longo do tempo, assim como o próprio negócio.
A escolha das cores, seja do logotipo, dos ambientes empresariais, das sinalizações, deve ser coerente com o projeto de comunicação visual, fortalecendo sua marca na mente e imaginário das pessoas. As cores devem agregar valor aos seus projetos que utilizam o acrílico com matéria prima.
Em relação às cores, o acrílico pode ser transparente (acrílico cristal é mais transparente do que o vidro), opaco (mais de 4.000 possibilidades de cores), translúcido (permite a passagem da luz, mas não chega a ser transparente), fluorescente (brilha no escuro) e espelhado (prata ou dourado). As texturas visuais e físicas (lisa, áspera – as placas podem ser lixadas e/ou polidas) também são muito diversificadas!
O que é cor?
A cor é luz, ou seja, onda eletromagnética (de acordo com a Física, com comprimento e frequência característicos para cada cor) que sensibiliza os olhos, os quais funcionam como uma máquina fotográfica ao registrar sensações visuais para o cérebro. As cores relacionam-se fortemente com as emoções e sentimentos humanos, sendo influenciadas pela cultura que as transformam em símbolos.
A relação do homem com as cores é antiga, mas somente no século XX a Psicologia da Forma estabelece a Gestalt, teoria que estuda os resultados da representação visual no cérebro humano. A Gestalt passa a explicar a ilusão de ótica, noções de profundidade (o mágico 3D – terceira dimensão: comprimento, altura e profundidade), dentre outros fenômenos visuais cotidianos.
Atualmente já existem diversos estudos que analisam o papel das cores nas emoções humanas e como já falamos anteriormente, entender o significado de cada uma delas é essencial num projeto de comunicação visual.
As cores falam! Seja capaz de as “ouvir”!
As cores de acrílico que compõem seu projeto devem seguir as diretrizes do Briefing (componente essencial do projeto de comunicação visual). Esse Briefing é um documento caracterizado pela reunião de todas as informações essenciais ao projeto, com objetivo, metas a serem alcançadas, público alvo, usuários, onde será desenvolvido, sensações a serem transmitidas e demais atributos que direcionam o processo criativo.
As cores pigmento (impressões, tingimentos de tecido, peças acrílicas) e cores luz (presentes em meios digitais) se comportam de formas diferentes. Nesse momento, iremos tratar das cores pigmento, tendo como foco as cores de acrílico. Veja, a seguir, alguns conceitos básicos sobre cores!
Cores primárias: três cores que não podem ser produzidas a partir de outras cores e são utilizadas, como material base, para produzir todas as demais cores. São as seguintes: amarelo, magenta (vermelho) e ciano (azul). A sobreposição desses três pigmentos origina o preto. Assim, quando falamos em pigmento, o preto é junção de todas as cores.
Cores secundárias: são as três cores oriundas da mistura de pares de cores primárias. São as seguintes: verde (azul + amarelo), laranja (vermelho + amarelo) e roxo (azul + vermelho).
Significado psicológico das cores
É possível fazer associações materiais e afetivas com as cores. As cores provocam sensações, pois assim como a luz estão interligadas ao sentido da visão. Por isso, é importante considerar a sensação associada a determinadas cores na hora de montar seu projeto. Conheça, a seguir, um pouco sobre o significado psicológico das cores no mundo ocidental:
Cores quentes (aquelas associadas ao fogo):
Cores quentes costumam ser usadas em grandes salas para criar um ambiente mais acolhedor, remeter a luz solar e estimular os frequentadores do local. As três principais cores quentes são:
Amarelo: É considerada a cor da alegria, da impulsividade e da prosperidade. Muito utilizada, juntamente com o vermelho e laranja, para estimular a fome. É comum as grandes redes de fast food utilizarem essas cores em suas marcas e em seus ambientes físicos.
Vermelho: é uma cor excitante para o olhar, uma vez que atua no sistema nervoso simpático (responsável pelos estados de alerta, defesa e ataque). É considerada a cor da Atenção.Deve-se ter cuidado ao utilizar o vermelho para não exagerar pois ela pode ser muito cansativa para o observador.
Laranja: É uma cor alegre e chamativa, tem a paixão do vermelho e a alegria do amarelo, é cheia de energia e representa juventude, prosperidade, criatividade, entusiasmo e dinamismo. Representa uma identidade amigável.
Cores Frias ( associadas à água e ao frio):
Azul: é considerada a cor da tranquilidade, confiança e equilíbrio. Remete à imensidão do céu, sendo vastamente empregada em ambientes hospitalares.
Roxo: Oferece diversas sensações e pode sugerir mistério, espiritualidade, aurora, sonhos, delicadeza e calma.
Verde: Nos remete a tranquilidade, estabilidade, natureza, esperança, vida e ecologia além de ter efeitos calmantes.Ele traz correspondência emocional com segurança.De uma perspectiva da psicologia de cor, é a grande equalizadora das emoções, criando um equilíbrio entre a cabeça e o coração.
Cores Neutras
Existe ainda uma longa lista de cores neutras que devido à sua neutralidade, são extremamente versáteis. Combinam com praticamente todas as outras cores e a partir daí é fácil aquecer a combinação com tons mais quentes ou refrescá-la com tons mais frios!
Branco: é a presença máxima de luz, ausência das cores pigmento. É considerada a cor da pureza, espiritualidade e paz. Na diagramação de grandes espaços em branco pode acrescentar sofisticação a um layout quando bem executado.
Preto: é a ausência de luz, união de todas as cores pigmento. É considerada a cor da elegância, seriedade e sofisticação.
Marrom: É uma cor de conforto físico, simplicidade e qualidade. Encoraja ordem e organização.
Cinza: transmite responsabilidade e segurança, mas é preciso ter cuidado para que o seu uso exagerado não carregue o efeito de conservadorismo.
Bege: é uma cor que transmite calma e passividade, traz uma variação do marrom, é a cor da profundidade .
A AfixGraf, com mais de 10 anos de experiência, conta com uma equipe especializada para te auxiliar com seus projetos em acrílico: troféus, placas de sinalização, letra caixa, displays, porta folders e muito mais!
Conheça nossa linha de produtos e conte conosco também para desenvolver projetos especiais. Trabalhamos com diversas cores de acrílico para transformar sua ideia em realidade! Está esperando o que? Temos a solução ideal para você!