Você produz cerveja artesanal? Cosméticos orgânicos e naturais? Brinquedos artesanais em madeira? Bolo no pote, brigadeiro ou pipoca gourmet? Muitos brasileiros estão investindo em um negócio próprio, com o sonho de um dia se tornarem grandes empresários. Mas poucos conhecem a importância do rótulo personalizado para os seus produtos!
Os rótulos indicam o posicionamento da marca no mercado em que atua e influenciam muito o consumidor, principalmente quando este se encontra em um momento de escolha entre marcas concorrentes, como diante de uma gôndola de supermercado por exemplo.
Um rótulo personalizado pode ser a diferença entre um produto de sucesso, bem aceito pelo seu público ou um produto que ainda se encontra em fase de testes, tendo que enfrentar desafios para ser bem aceito pelos clientes.
O rótulo, assim como a marca do seu negócio, deve fazer parte de um projeto mais amplo de comunicação visual, que direcione a forma como a sua empresa se posiciona diante de seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Acompanhe o texto a seguir e compreenda porque investir em um rótulo personalizado pode influenciar diretamente o crescimento do seu negócio. Vamos lá!
O que é um rótulo? Como personalizá-lo?
O rótulo é um elemento de comunicação visual que tem como principal objetivo disponibilizar informações relevantes sobre aquele determinado produto que está sendo comercializado.
O rótulo tem a função de chamar a atenção do consumidor (ser visualmente atraente), informar sobre o produto (validade, ingredientes, componentes, fabricação, tabela nutricional, por exemplo) e vender (convencer o cliente de que este é o melhor produto da categoria).
O material do rótulo geralmente é determinado pelo tipo de material da embalagem que o receberá (plástico, vidro, metal, papel, papelão, madeira) e pelo ambiente em que o produto ficará exposto (gôndola refrigerada ou não, feira aberta exposta às intempéries, entre outros).
Crie o seu rótulo personalizado conhecendo alguns dos materiais mais comuns para esse fim:
• Autoadesivo de poliestireno: resistente às baixas temperaturas e umidade, sendo largamente empregado pela indústria alimentícia, de bebidas e farmacêutica;
• Polipropileno Biorientado: Bopp – filme plástico de alta resistência à umidade, gases e grandes variações de temperatura. Pode ser brilhante, fosco ou metalizado;
• Papel Couchê: possibilidade de diferentes texturas para maior destaque do seu rótulo. Pouco resistente à umidade, ao risco e à variação de temperatura;
• Poliéster: No Label Look (sem aparência de rótulo). Muito utilizado em garrafas de cerveja artesanal por apresentarem alta transparência, tem-se a sensação que as informações foram impressas diretamente na garrafa. O acabamento é de alta qualidade, resistente à variação de temperatura e permite formatos diferenciados que chamam a atenção do consumidor;
• Vinil: rótulos maleáveis e altamente resistentes à água. Muito utilizado em embalagens com formatos diferenciados.
Valorize a sua marca!
Os rótulos, assim como as embalagens, pertencem à área de estudos do design e da publicidade, uma vez que é essencial unir uma estética agradável e funcional à adequada conservação do produto. Antes de começar a produzir, industrialmente ou artesanalmente, o empresário deve planejar o processo produtivo, atentando-se às demandas técnicas, legislações específicas (o rótulo pode ter contato direto com o produto ou não) e o perfil emocional do seu público alvo.
Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi pioneiro ao tratar do marketing centrado no ser humano. Em termos de design, engenharia e psicologia, Donald Norman apresenta um vasto trabalho sobre design emocional. Atualmente, o marketing digital, composto em sua grande parte pelo marketing de atração, consolida a prática das vendas que consideram as necessidades emocionais dos potenciais clientes.
As empresas de pequeno e médio porte devem ter em mente que seus produtos (embalagens e rótulos) evocam lembranças, emoções e sentimentos nos consumidores.
Essa espécie de relacionamento estabelecido com o objeto/produto é criada a partir de um histórico de interações, que faz com que o consumidor estabeleça associações com experiências vividas. É importante que a embalagem (enquanto forma e textura) e o rótulo (enquanto comunicação visual) despertem associações de satisfação, conforto, segurança e prazer no consumidor.
É comum, entre os empreendedores, surgir a seguinte dúvida: Como estabelecer um relacionamento saudável, com meus consumidores, a partir de um rótulo personalizado?
A resposta é bem simples, para os profissionais de Design e Marketing: Conheça seu público alvo (tecnicamente chamado de personas), compreenda suas necessidades e crie um projeto de comunicação visual que defina os parâmetros visuais a serem seguidos desde a decoração de sua loja física (e/ou site) até o rótulo de seus produtos físicos.
É necessário que o consumidor identifique uma unidade e coerência de discurso apresentadas, por sua marca, nas mais diversas situações. A missão, a visão e os valores da sua empresa devem ser claros e objetivos, para que sejam materializados na sua comunicação visual, de forma assertiva.
O rótulo personalizado deve ajudar o seu consumidor a encontrar o que ele procura: o seu produto!
5 motivos para investir em rótulo personalizado:
1. Diferencie-se dos seus concorrentes:
Poucas são as pequenas e médias empresas que prestam atenção para a importância do planejamento do rótulo! O seu consumidor, com certeza, perceberá esse cuidado. Saia na frente da concorrência e encare o rótulo personalizado como uma vestimenta para a embalagem de seus produtos. Assim como você se veste bem para uma reunião de negócios, seus produtos merecem estar bem apresentados!
2. Agregue valor ao seu produto:
Capriche no projeto visual! Utilize tipos gráficos com personalidade; cores que criam destaque com a embalagem; formatos inovadores (corte a laser é uma possibilidade); utilize imagens atrativas, mini infográficos com explicações de uso; estude o perfil emocional dos seus clientes e os ofereça exatamente o que desejam encontrar no seu produto. Torne a experiência de leitura, do rótulo, em um momento agradável e prazeroso.
3. Promova a sua marca:
Crie uma área de destaque para a sua marca. Quando seu consumidor pensar nos produtos do seu segmento de mercado, a primeira marca que vier em sua mente deve ser a sua! O seu branding é um ativo de sua empresa, invista nele!
4. Seja amado:
Conquiste consumidores fiéis! Manter os clientes já conquistados é muito mais barato do que investir na aquisição de novos. O rótulo personalizado pode te auxiliar com esse desafio. Quanto mais os seus clientes sentirem empatia com as informações e com a experiência de leitura do rótulo, mais tendem a escolher os seus produtos, além de promoverem a propaganda boca a boca (inclusive nas redes sociais).
5. Aumente seu faturamento:
Um rótulo com informações claras, verdadeiras, que respeitem o cliente e que apresenta um design diferenciado tende a impactar positivamente a venda dos seus produtos. Isso acontece devido ao fato de que o produto se vende automaticamente, uma vez que o consumidor não precisa de informações complementares às do rótulo, para escolher por efetivar a compra.
Rótulo personalizado: A AfixGraf te ajuda a enfrentar esse desafio!
Há mais de 10 anos, a AfixGraf atua na área de impressão e agora também atua no mercado de criação de rótulos personalizados, inclusive para produção de baixa tiragem, sendo reconhecida no mercado nacional por sua qualidade e bom atendimento. Visite o nosso site e concretize o sonho do rótulo personalizado para os seus produtos!