Você sabia que atualmente existem duas maneiras principais de construir imagens digitais? As opções são Bitmap e Vetor. Isso mesmo! Cada uma dessas maneiras oferecem composições bastante variadas que podem interferir muito na qualidade de seu projeto final.
As imagem vetoriais, que também são conhecidas como “vetores” são compostas por cálculos matemáticos feitos pelo próprio computador. Entretanto é bom destacarmos que, entre as imagens vetoriais e as imagens de bitmap existe uma diferença bem importante que está na estrutura delas.
Enquanto os vetores baseiam-se em cálculos matemáticos para serem construídos, as imagens em bitmap são divididas em milhares de pixels, onde cada unidade desses milhões guardam um tom de cor específico em suas combinações. Isso ocorre porque, em seu cálculo as imagens vetoriais repetem seu mesmo padrão matemático em toda sua extensão.
Porque utilizar imagens vetoriais?
Para entender melhor a necessidade de utilizar arquivos em vetor, precisamos pensar em situações onde é necessário imagens em grandes dimensões, como em materiais impressos.
Um arquivo em vetor é uma técnica de design onde são usadas linhas ao invés de pixels (pontos). Com esta técnica você poderá aumentar e diminuir a imagem sem perder a resolução.
Mas também poderíamos utilizá-las em diversas outras situações, como a marca, a identidade visual, ilustrações, animações, entre outras aplicações.
A imagem vetorial (vetor) pode ser ampliada ou reduzida para qualquer tamanho desejado sem perder suas propriedades e o mais importante: sua qualidade.
Mas, como criar um vetor?
A criação de um vetor é possível através de editores de imagens vetoriais, como Adobe Illustrator, CorelDRAW, entre outros. Esses programas possibilitam a criação de linhas, polígonos e degradê com a inclusão de textos e outros elementos.
Alguns editores vetoriais também possuem a funcionalidade de converter um arquivo bitmap para vetor, como o Adobe Illustrator, caso você só tenha um bitmap em mãos e precise fazer uma impressão em grandes formatos.
Vale ressaltar que dependendo da qualidade do arquivo, alguns detalhes serão perdidos nessa conversão ou terão que ser reajustados. Dependendo da imagem, é necessário que um designer qualificado faça o redesenho manualmente utilizando como base a imagem em bitmap.