Desde o início de 2020, o mundo vem enfrentando uma situação atípica: por conta do coronavírus, comércios e restaurantes precisaram ser fechados, empresas de todos os ramos se viram obrigadas a reduzir o ritmo de produção e de serviços e assim, consequentemente, as pessoas foram colocadas em isolamento social.
Apenas o essencial para viver ficou disponível e ainda com restrições. Chegamos ao mês de agosto, e a situação parece ter sido controlada em vários países. Porém, para nós brasileiros, o isolamento ainda é o mais indicado.
Todos nós esperamos, em breve, voltar a circular livremente. Contudo, o comércio, um dos setores mais afetados pela pandemia, precisará se readequar para atender aos clientes após este período. E você comerciante, já sabe qual é a sua estratégia? Confira agora 8 dicas essenciais que ajudarão você nesta adequação!
1. Higienização de ambientes e superfícies
A questão da higiene ganhou um enorme destaque durante a pandemia. Porém, ter uma higiene mais adequada e efetiva é algo que precisaremos levar para o futuro. Higienizar carrinhos e cestas de compras após o uso de cada cliente é necessário para conter a disseminação do vírus e também de outras doenças.
Outras medidas que deverão ser reforçadas assim que o comércio reabrir é a limpeza (em diversos momentos do dia) dos ambientes onde funcionários e clientes circulam, a higienização constante de superfícies e objetos muito tocados (balcões e máquinas de cartão, por exemplo) e a oferta de álcool gel para quem entrar e permanecer no estabelecimento.
2. Medição da temperatura corporal
Medir a temperatura corporal também já se tornou um hábito comum. Verificar a temperatura de funcionários, fornecedores e clientes é essencial para que pessoas com febre (e potenciais portadores do vírus) não adentrem o ambiente.
3. Quantidade limitada de clientes
Muitos estabelecimentos já estão funcionando com a quantidade limitada de clientes. Esta dica também é importante, afinal, com menos clientes você não tem aglomeração no ambiente e também consegue dar a devida atenção a cada um. Um horário diferenciado para receber os idosos também é algo a ser pensado. A população da terceira idade cresce a cada dia em nosso país e é preciso pensar neles.
4. Máscaras de proteção
Ao reabrir o comércio, os proprietários deverão solicitar o uso de máscaras por parte de funcionários, clientes e fornecedores. Para que a solicitação não precise ser verbal, você poderá utilizar placas de sinalização.
Elas são ótimas incentivadoras para que clientes lembrem-se de colocar a máscara. Além de solicitar o uso da máscara de proteção, o proprietário do estabelecimento precisará fiscalizar se ela está sendo mesmo utilizada.
5. Barreiras de acrílico
Ao nos depararmos com uma nova doença, novos métodos de proteção e diminuição de contágio são inventados. Um desses métodos são as barreiras de proteção em acrílico, que surgiram como uma medida essencial para que possamos frequentar estabelecimentos comerciais com pouco contato entre vendedores e clientes.
Para propiciar uma maior proteção, uma dica é instalar as barreiras em acrílico nos caixas. Isso evitará que as pessoas fiquem muito próximas e, inclusive, bloqueará as gotículas de saliva durante a interação entre duas ou mais pessoas. O acrílico serve como uma barreira física para diminuir a proximidade entre as pessoas no mesmo espaço.
6. Escudos faciais
As viseiras e escudos faciais também apareceram como forma de proteção ao novo coronavírus. Assim como as barreiras de acrílico, os escudos faciais visam evitar o contato com secreções, só que de uma forma individual.
Os escudos faciais em acrílico são leves, confortáveis, seguros e resistentes. E o melhor: eles podem ser higienizados e reutilizados. Uma dica ótima para você comerciante é fornecer aos funcionários os escudos faciais. Você ainda pode personalizá-los com a sua marca e unir a proteção com a divulgação do seu negócio.
7. Sinalização de respeito ao distanciamento
Durante este período de pandemia, muito se fala sobre distanciamento social. É possível sair de casa, contudo é preciso manter-se a cerca de 2 metros das pessoas. A proximidade, nos dias atuais, infelizmente virou sinônimo de risco de saúde.
Por isso, ao reabrir o comércio, é indispensável que você instale uma sinalização adequada para que clientes e funcionários mantenham o distanciamento. Você pode utilizar cavaletes de sinalização ou adesivos que serão colocados no chão com a informação da distância adequada. Ambos os métodos são muito eficazes e você não precisará ficar lembrando o cliente a todo momento para manter o distanciamento.
8. Puxadores de porta antivirais
Essa é uma novidade que surgiu durante o período de pandemia e que faz toda a diferença na hora de manter a higiene e evitar ao máximo o contato das mãos com as superfícies: os puxadores de porta antivirais.
Feitos totalmente em acrílico, eles são de fácil instalação e limpeza. Você fixa os puxadores nas portas, e a pessoa encaixa o antebraço para abri-las. Todos sabemos como as portas e maçanetas são instrumentos de transmissão do vírus. Por isso, invista em proteção ao reabrir o seu comércio.
Os clientes irão visitar somente as lojas e os estabelecimentos onde eles puderem se sentir seguros. Nós, da Afixgraf, contamos com dezenas de produtos voltados para comerciantes que precisam retomar as suas operações com segurança. Confira em nossa loja online ou entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo!