Cada vez mais, a profissão de designer gráfico se destaca no mercado. Acompanhe as tendências desse mercado e ofereça as melhores soluções para os seus clientes!
Isso acontece porque as marcas já entenderam que a comunicação visual é fundamental para a boa relação entre uma empresa e o seu público. Como prova disso, só em 2021, segundo INDUSTRY STATISTICS – GLOBAL, o mercado de design gráfico movimentar 45,8 bilhões de Dólares em todo o mundo.
Mesmo com o design gráfico em alta, é normal que algumas tendências dentro da área se destaquem ainda mais.
Por isso, hoje listamos 17 inspirações de design, entre dicas práticas, novidades do mercado e cases de sucesso. A ideia é potencializar a criatividade dos profissionais da área. Confira!
Tendências 2021 no Design Gráfico
Você já deve saber que acompanhar as tendências é fundamental para entregar trabalhos de qualidade, que realmente chamem a atenção do público, principalmente de uma maneira positiva.
Afinal, todo mundo gosta de novidade e, se ela estiver alinhada com as intenções da marca, melhor ainda.
Dentre as tendências que estão em alta, em 2021, no design gráfico, nós destacamos:
Design 3D
Essa tendência não é nova, mas nos últimos tempos se aperfeiçoou muito e ganhou mais espaço. Podemos dizer que o design 3D ganhou força com a ascensão da realidade virtual, realidade aumentada, aplicativos, sistemas e gamificação. Agora a ideia é assemelhar o máximo da realidade, trazendo uma fusão entre a realidade e o digital.
Motion design
O movimento no design gráfico também ganhou espaço no último ano. Ele passou de formatos engessados para utilizações cada vez mais criativas. Hoje em dia, o movimento faz parte de posts simples nas mídias sociais, por exemplo. O recurso que era considerado sofisticado, hoje em dia é tido como fundamental para atrair a atenção do público e promover uma maior interação com a marca.
Um ponto que vale prestar atenção é a tendência de logos animados. Eles trazem um tom de descontração e interação com o público e também estão em alta!
Ilustrações
As ilustrações no formato de cartoon ou que tragam elementos que combinem com a marca estão bastantes presentes. Esses elementos gráficos cumprem a finalidade de ajudar na comunicação entre a marca e o público, oferecendo exclusividade e leveza.
De forma simpática, as ilustrações retratam cenas cotidianas ou chamam a atenção em tom cômico para alguma ação. Em 2021 está crescente a busca por ilustrações exclusivas para serem utilizadas na marca, gerando uma ótima oportunidade de mercado para os designers profissionais.
Dark Mode ou Modo Escuro
Esse modo de apresentar o conteúdo está em alta nas representações gráficas por vários motivos. O fundo escuro colabora para a acessibilidade, para a economizar bateria do celular e ainda reduz os danos à visão. Esse conjunto de vantagens exige do profissional uma repaginação, já que a harmonização de cores e elementos fica totalmente diferente no dark mode.
Experiências Artificiais
Nos últimos anos uma das tecnologias que mais serão faladas será a Inteligência Artificial, que atualmente podemos dizer que se trata de uma tecnologia que procura simular o processo humano de aprendizado e tomada de decisões.
Com base em sua grande parte, em uma soma de dados, capaz de prever através do Machine Learning ( estágio avançado de inteligência), redes neurais e outras técnicas relacionadas.
Tendências Cromáticas
Cores mais suaves ou monocromáticas
Em relação às tonalidades, a tendência é apostar em cores quentes, como tons terrosos, tons azulados e cores neutras. Outra tendência relacionada às cores é o estilo monocromático. Esse estilo ganhou espaço recentemente, principalmente por fornecer uma mensagem de “conforto” aos olhos do público.
Formas orgânicas
Elas têm como função trazer os elementos da natureza para as peças gráficas. Com isso, automaticamente, é gerada uma sensação de conforto e familiaridade. Além disso, as formas orgânicas também podem estar relacionadas ao estilo minimalista – outra tendência do design.
Visualização de dados
Os gráficos continuam em alta nas peças gráficas. Afinal, eles otimizam a compreensão das informações. Uma tendência sobre o tema é apostar na simplificação da apresentação de gráficos e números em geral. Eles devem ser compreendidos de maneira mais ágil
UX Design
A experiência do usuário é monitorada constantemente pelas marcas que possuem interesse em aumentar a fidelidade e satisfação dos clientes. Por isso, o UX Design está tão em alta. Essa sigla significa User Experience Design e está relacionada à elaboração de interações, experiências, entre a marca e o público.
O designer nesse segmento tem como principal finalidade otimizar o acesso às ferramentas, torná-las mais intuitivas e agradáveis. Assim, navegar em um site ou utilizar um aplicativo de maneira satisfatória pode fazer toda a diferença para os resultados da marca.
Como exercitar a Criatividade
Entretanto, para que o trabalho do designer flua bem, é imprescindível uma boa dose de criatividade. Afinal, eles precisam impactar o público e, ao mesmo tempo, relacionar a marca às mensagens que ela deseja comunicar. Por isso, listamos algumas dicas para que este profissional consiga ser mais criativo:
Tenha referênciasÉ fundamental que o designer tenha referências sobre o assunto para o qual ele está trabalhando. Só assim, ele vai conseguir deixar a criatividade fluir para a direção mais acertada.
Esteja em contato com as artes. Ler, assistir filmes e séries, escrever ou desenhar livremente são atividades que podem contribuir com a criatividade do designer
Pratique o ócio criativoDedicar-se ao nada por alguns instantes no cotidiano é uma maneira de permitir que a mente flua melhor. Existem estudos que relacionam a criatividade e o ócio.
Profissionais de referência no Design gráficoAlém de saber as tendências da área e exercitar a criatividade, uma maneira de ficar bastante inspirado é acompanhar os profissionais de referência. Por isso, listamos alguns designers gráficos brasileiros que merecem a sua atenção:
- Willian Matiola: um dos fundadores do Ui Lab.
- Walter Mattos: especialista em desenvolvimento de identidades visuais
- Guto Lacaz: um dos pioneiros do design no Brasil.
- Ana Couto: designer gráfica e empreendedora de sucesso na área comunicacional
- Ruth Kedar: designer que criou um dos logos do Google. A versão foi utilizada entre os anos 1999 e 2015.
- Bruno Porto: curador da Bienal Brasileira de Design Gráfico nas edições de 2013 e 2017.
- Verônica Sauthier: especialista em UX Desing (Design de Experiência do Usuário).
- Fernanda Schmidt: especialista em design de embalagens.
- Ricardo Magrão: responsável por capas de discos memoráveis de artistas como Criolo, Nação Zumbi e Sabotage.
- Roger Odone: responsável pela estética da empresa californiana Uber.
- Adilson Gonzales: especialista em projetos tipográficos.
- Vítor Lourenço: especialista em designer digital e o primeiro designer do Twitter.
Áreas em ascensão
Para finalizar, indicamos 4 áreas específicas, dentro do design gráfico, que estão em ascensão para os profissionais:
Design de games
Hoje em dia os jogos digitais não são mais vistos apenas como brincadeira. Existe um mercado e muito investimento que movimenta o setor. Por isso, a demanda por profissionais de design gráfico tem tido destaque na área dos games
Design de personagens
Os mascotes costumam trabalhar para aproximar e fidelizar o público. A comunicação entre mascote e cliente é direta, simpática e bastante amigável. Por isso, a procura por profissionais especializados em transformar a imagem da empresa em um personagem tem sido alta. Dois cases de sucesso relacionados ao tema são: a Lu, do Magazine Luiza e o Baianinho das Casas Bahia
Design Thinking
Design Thinking é considerada a metodologia do futuro. Ela diz que as necessidades humanas guiará o design e, com o auxílio da tecnologia, viabiliza estratégias de negócio.
Design sustentável
A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais latente. Por isso, pensar em soluções de design que impactem menos o planeta está tão em alta. Empresas de diversos segmentos têm procurado este profissional para por em prática a sustentabilidade no seu negócio.
Essas foram as inspirações do momento que selecionamos para os designers de 2021. É bom citar que o mercado é dinâmico e novas tendências sempre aparecerão. Portanto, mantenha-se atento e faça um bom trabalho!