O mercado de cerveja artesanal cresceu muito nos últimos anos e a previsão de crescimento futuro é enorme. O futuro é ainda mais promissor para o mercado de pequenos produtores, que desenvolvem cerveja de alta qualidade com sabores específicos e únicos.
Pensando nisso, a AfixGraf levantou algumas dicas para você deixar a sua cerveja ainda mais completa, pois de nada adianta se você tem uma boa cerveja, mas com um rótulo de baixa qualidade, seja no desenvolvimento da arte ou na qualidade da impressão. Nossas dicas são pensadas para ajudar produtores de cervejas artesanais de médio e pequeno porte, que necessitam produzir rótulos com baixa tiragem.
Lembre-se que a única maneira de dar destaque a sua cerveja na prateleira é com um rótulo atrativo, e é neste momento que o consumidor faz a sua escolha entre você e o seu concorrente. Pense nisso!!!
Confira abaixo nossas principais dicas para se destacar no mercado através de um bom rótulo para sua cerveja artesanal.
1. Material: Escolha o Tipo de Papel Adequado para a sua Necessidade
Existem vários tipos de impressão, sendo os mais comuns para rótulos: Offset, Flexografia, Digital Solvente, digital base d´água, Digital UV e serigrafia. Com diferentes mídias, sejam elas: Papel couchê (brilho e fosco), papel adesivo, Vinil adesivo, Bopp, entre outros.
Um detalhe muito importante é que esse rótulo de cerveja deve suportar umidade e não precisa ter vida útil prolongada, já que as cervejas artesanais têm uma validade determinada.
Considerando esse ambiente seco com a exposição dos rótulos de cerveja artesanais nas prateleiras e posteriormente um ambiente úmido de geladeira ou gelo, indicamos o BOPP, filme de polipropileno com tratamento top coating, que garante melhor ancoragem da tinta. O adesivo deve ser do tipo acrílico de alta performance, com ótima resistência indicado para exposição UV, envelhecimento, calor e frio.
Outra dica importante é o corte do seu rótulo. Esse acabamento após a impressão deve ser pensado no início do desenvolvimento da arte.
Você pode trabalhar com formas e curvas para combinar a impressão com o corte, de forma que seja valorizada a beleza do seu rótulo. O mesmo vale para gravata da sua cerveja, um detalhe que faz a diferença em alguns casos, em outros nem tanto.
3. Informações: Deixe Claro os Dados do Produto e Informações Obrigatórias por Lei
Agora, pensando no visual do rótulo da sua cerveja o primeiro ponto a ser considerado são as informações do produto e estar de acordo com as normas do MAPA, ANVISA e o Regulamento do INMETRO. É fundamental deixar claro para os clientes as informações básicas da sua cerveja, como o nome, o estilo, quantidade de ml da garrafa, porcentagem alcoólica, entre outros.
Uma dica para ir além do básico nessa questão é explorar esses dados com a utilização de ícones e imagens simples ao invés de apenas textos. Assim, a leitura fica mais agradável para o seu cliente e seu produto fica muito mais atraente e diferenciado em relação a concorrência.
4. Identidade Visual: Busque transmitir o posicionamento da sua Marca
Um dos principais pontos é trabalhar bem a identidade visual da sua marca, para que ela transmita o posicionamento da sua empresa e do produto. Por exemplo, se você quer atrair um público mais jovem ou mais seletivo, deve trabalhar isso de formas diferentes na sua comunicação.
Para isso, utilize elementos como seu logo, cores e linguagem para transmitir uma mensagem ao consumidor.
5. Design do Rótulo: Explore o Visual do seu Rótulo
Por fim, é preciso lembrar que a primeira impressão que os clientes irão formar está diretamente relacionada ao design do produto, assim o rótulo da cerveja tem um papel fundamental em atrair o público no momento na compra, ou seja, quando ele está escolhendo uma cerveja na prateleira do mercado.
O design do rótulo precisa aplicar a identidade visual da empresa e utilizar outros elementos, como textos, tipografia e imagens para compor um produto atraente e que chame atenção do seu público alvo.
Portanto, existem várias opções para desenvolver o seu rótulo de cerveja artesanal, principalmente para baixa tiragem que exige uma indicação mais técnica tanto de mídia quanto de impressão.
Ficou com dúvidas? Se interessou? Entre em contato conosco, temos a solução ideal para o seu rótulo!