Muitos materiais são utilizados na produção de adesivos hoje, os quais podem ser transformados em etiquetas personalizadas, marcadores, rótulos, entre outros produtos. Os adesivos BOPP e vinil são opções comuns para os mais diversos produtos desse segmento, mas você sabe como cada um deles se aplica?
Se é preciso fazer a impressão de algum adesivo para seu negócio, então vale a pena entender a diferença entre esses materiais e quando e em quais situações são mais indicados. Isso dá uma base melhor na hora de planejar suas aquisições, os custos, a qualidade e a durabilidade que você busca.
Acompanhe e entenda melhor se você deve apostar no adesivo Bopp ou vinil.
O que é adesivo vinil?
O vinil é um material que mescla derivados do petróleo na forma de uma resina com cloro, criando uma superfície lisa e resistente. Ele é bastante resistente a altas temperaturas, servindo como isolante térmico em vários tipos de eletrônicos, por exemplo, geladeiras, notebooks e microondas. Sua alta flexibilidade também evita que haja falhas ou bolhas em sua superfície.
O que é adesivo BOPP?
O Polipropileno Biorientado, ou BOPP, é um tipo de plástico composto por resina de baixa densidade. O filme usado para impressão do conteúdo é assimilado em alta temperatura, o que o torna mais resistente. Suas propriedades são bem próximas às do vinil, podendo apresentar um resultado similar quando usado em pequenas superfícies.
Como posso utilizar cada tipo de adesivo?
Há muitas formas de utilizar o adesivo BOPP ou vinil. Vejamos as principais:
- BOPP: é comum em garrafas de vidro, embalagens de alimentos e rótulos, principalmente devido à sua alta resistência a rasgos e amassados. Por ser impermeável, é muito utilizado em produtos refrigerados, como rótulos de cervejas artesanais e alimentícios. Além disso, é mais resistente do que o vinil em baixas temperaturas.
- Vinil: pode ser usado em situações similares, com a adição de ser mais útil como isolante térmico. Por isso, ele é bastante usado em aparelhos eletrônicos que geram calor. O adesivo vinil é um material versátil e também pode ser molhado. Devido ao seu custo benefício, é muito utilizado em etiquetas para os mais diversos tipos de identificação, no entanto possui vida útil menor se comparado ao BOPP.
Em quais tipos de produtos e situações eles aderem melhor?
O uso desses materiais em adesivos para identificações diversas e rótulos é comum, pois eles aderem a vários tipos de superfície e, com a aplicação certa, não geram dobras, falhas ou bolhas. Tanto o vinil quanto o BOPP são duráveis, resistentes à pressão e umidade. Sendo assim, aparecem bastante em diferentes produtos ou, mesmo, em fachadas e placas de sinalização.
Na maioria dos casos, esses adesivos são colocados sobre superfícies feitas de metal, vidro ou plástico, que costumam ser mais lisas. Porém, eles não ficam restritos, pois podem ser dobrados para se encaixar em superfícies curvas, parcialmente irregulares ou texturizadas como móveis de madeira.
A Afixgraf é uma empresa com expertise na confecção dos mais diversos tipos e materiais adesivos para fixação em área interna, externa, embalagens, equipamentos e móveis. Cada material é mais adequado a cada situação como vimos no conteúdo. Se você ainda está em dúvida sobre a melhor escolha entre o adesivo BOPP ou vinil, temos uma equipe especialista preparada para sanar quaisquer outras dúvidas.
Conte com a gente! Entre em contato com a Afixgraf.
Quer continuar recebendo mais das nossas dicas? Veja outros conteúdos em nosso blog!