Já notou o quão rápido e inovador tem sido as mudanças tecnológicas do mercado? Fruto da chamada “Revolução Industrial 4.0”, os avanços tecnológicos têm ocorrido em curto prazo e cada vez de forma mais ousada.
Pagar boletos pelo celular, acompanhar a logística de sua compra em tempo real, as transações online por meio da nova tecnologia PIX e tantas outras possibilidades são ações que uma hora ou outra se tornarão – se já não se tornaram – comuns no dia a dia de todo consumidor.
É claro que esses avanços não acompanham apenas o cliente final de uma empresa. Claramente, antes de alcançá-los é necessário que as empresas e seus principais executivos estejam prontos para mudança e com um mindset inovador, o processo que antes poderia ser mais lento ao cliente se tornaria uma ótima experiência.
Também é comum que em um processo de transformação digital existam vezes em que a tecnologia default caminhe lado a lado com uma tecnologia inovadora. Este é o caso do Código de Barras e QR Code.
Enquanto o Código de Barras foi criado em 1952 e sua repercussão sentida apenas na década de 70, o QR Code nasceu em 1994 e começou a fazer sucesso a partir de 2011 com a implantação dos varejistas Macy’s e Best Buy.
Contudo, a chegada dessa nova tecnologia não abalou em nada a tecnologia padrão até então, muito pelo contrário, a sua vinda reforçou, ou melhor dizendo, segmentou o uso do Código de Barras.
Em suma, ambos tipos de códigos oferecem funcionalidades bem similares como identificação de produtos e até mesmo detalhamento de informações, porém podemos afirmar que, o conteúdo que cada um comporta é diferente e oferece vantagens e particularidades diferentes, por isso convidamos você leitor a continuar conosco Neste artigo, para acompanhar nossa análise de ambas tecnologias, suas aplicações e vantagens.
Continue lendo e confira!
O que é Código de Barras?
O Código de Barras trata-se de um código bidimensional numérico, composto por faixas verticais escuras e claras e com espessuras que oscilam entre si. Estas diferenças de cores e larguras entre as faixas é que possibilita a leitura.
Um ponto importante é que na maioria dos casos, a leitura desse código necessita de um leitor de código de barras 1D.
O que é QR Code?
O QR Code (Quick Response ou Resposta Rápida), por sua vez, é representado por uma imagem estática composta por formas quadradas com dimensões que também oscilam de um quadrado a outro e sua codificação é alfanumérica.
Já a sua leitura, muito facilmente pode ser feita através da câmera de um celular comum e em grande parte dos casos essa codificação direciona o usuário a alguma URL que pode conter textos, imagens ou qualquer meio de armazenamento de dados online, tais como banco de dados, OneDrive e afins.
Onde cada um deles é mais indicado?
O código de barras, em sua maioria, transmite a numeração extraída da leitura das faixas para um computador/servidor, cruzando com o banco de dados da empresa para disponibilizar o conteúdo codificado e seu uso é mais comum para o varejo e pagamentos no caixa, além de carregar informações mais detalhadas como tempo de vida útil contábil, valor e afins quando usado para plaquinhas de identificação patrimonial.
Sendo uma tecnologia mais recente, o QR Code possui uma leitura (De/Para) mais dinâmica e não necessariamente atrelada a um banco de dados tendo uma função no varejo de complementar com informações adicionais o Código de Barras e, apenas recentemente, o QR Code passou a ser usado por aplicativos de pagamentos.
Fato é que, até o momento, uma tecnologia não invalida a outra e sim, a complementa e claramente, se de modo estratégico, usá-las em parceria o seu cliente final ou a necessidade interna da sua empresa pode ser muito bem suprida!
Exemplo de Usos na Prática
Imagine o seguinte cenário: você vai ao mercado fazer compras em um dia bem corrido. Com a pressa do momento, certamente não conseguirá sanar suas dúvidas com o atendente sobre cada produto que comprará.
Todas as suas compras serão registradas pelo caixa por meio do Código de Barras presente na embalagem de cada produto que você comprou e no momento em que dispor de tempo, da sua casa ou de qualquer lugar com acesso a internet, você poderá usar a câmera do seu celular para consultar o detalhamento de cada produto por meio do QR Code, também presente nas embalagens.
Deste modo, fica claro entender que o Código de Barras tem forte relação com o processo de compra e venda, enquanto o QR Code com o detalhamento do que foi comprado ou vendido.
QR ou Código de Barras: Veja quando escolher cada um?
O primeiro passo é entender bem a necessidade da sua empresa e/ou do seu cliente, é claro, assim saberá o momento ideal para usar cada uma das codificações. Por isso, listamos na tabela abaixo algumas situações e a codificação mais recomendada para cada uma delas. Confira:
Para garantir ainda mais a otimização dos seus processos internos e melhorar a experiência de compra do seu cliente, busque por parceiros e fornecedores que dominem o uso e combinação dessas codificações tanto para seus produtos e serviços quanto para o controle de patrimônio.
Outro fator que deve ser levado em conta na escolha da codificação é o material. Dependendo do material que seu projeto for realizado pode ter grande impacto sobre a durabilidade e facilidade de leitura de ambos os códigos. Por isso, torna-se imprescindível o investimento em impressão de qualidade digital para melhor detalhamento e fidelidade de informações.
Não sabe como aplicar o Código de Barras ou QR Code? A Afixgraf tem a solução ideal para você!
A AfixGraf é uma empresa do Grupo AfixCode e a mais de 10 anos contribui para o sucesso das organizações de pequeno, médio e grande porte.
Entre em contato com nossa equipe comercial para receber um atendimento personalizado, e confira em nosso site as nossas soluções personalizadas para você!