Já ouviu a expressão “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Nós somos seres extremamentes visuais. Por isso, uma empresa que investe em uma comunicação visual personalizada e consistente certamente terá bons resultados em seu mercado.
Neste texto, te explicamos todos os conceitos importantes da comunicação visual e fornecemos dicas práticas para ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe!
Afinal, o que é comunicação visual?
Comunicação visual são processos de transmissão e recepção de uma mensagem por meio de recursos visuais, como cores, formas, imagens e outros elementos da linguagem visual, podendo ser combinados com textos e sons.
Ao olhar nas ruas, é possível ver diversas placas de trânsito, que possuem cores e figuras que representam uma diretriz a ser seguida, sem precisar dizer uma palavra sequer. Mas, porque ela é importante para as empresas?
A comunicação visual é notada desde os primórdios, quando as cavernas eram pintadas com artes rupestres, com o objetivo de contar uma história, explicar um ritual ou técnicas de caça. Com a invenção da fotografia e do cinema no século 20, as imagens começaram a ganhar mais notoriedade, seja como fonte de entretenimento ou de informação.
No âmbito da comunicação social, o visual passou a ser usado como influenciador para determinados comportamentos, mexendo com as nossas emoções e transformando a forma como percebemos o mundo. Em tempos de redes sociais, isso nunca foi tão expressivo.
Qual a importância da comunicação visual na empresa?
Com todo esse impacto, é notória a importância de investir nesse tipo de comunicação. Entenda na prática, 4 motivos para sua empresa investir:
1. Atrai e fideliza clientes
Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental criar formas de se destacar. A comunicação visual da empresa pode ser a estratégia ideal para esse objetivo.
Com uma boa identidade visual, é possível criar materiais de divulgação que serão a chave para fidelizar clientes e conquistar novos que irão se identificar.
2. Reforça os valores do negócio
Hoje, além da qualidade das soluções, do atendimento oferecido, cada vez mais as pessoas buscam consumir marcas que prezam por valores éticos iguais aos dele, como responsabilidade social e ambiental, por exemplo.
E como mostrar a ele que seu negócio tem esse conjunto de valores? Uma das formas é por meio da comunicação visual, com o uso de placas que podem ser fixadas em locais de destaque, atraindo a atenção e contribuindo para a conquista de clientes.
3. Fortalece a imagem da marca
Uma comunicação visual atraente torna marcas memoráveis. O uso de elementos visuais que geram atração e impactos são mais fáceis de serem lembrados, tornando-se parte da da identidade visual do negócio.
Assim, ao ver alguns desses elementos, o cliente já é capaz de reconhecê-la e, consequentemente, consumi-la.
4. Aumenta a credibilidade
A imagem profissional é fundamental para ganhar notoriedade e credibilidade. Dependendo do mercado em que atua, é necessário usar elementos visuais mais sóbrios, enquanto para outros, já é possível usar peças e cores mais chamativas e alegres.
Os negócios que investem em comunicação visual de forma estratégica, conseguem passar a mensagem certa para o público ideal, aumentando consideravelmente as chances de ser escolhida por tais pessoas.
Qual a importância da logomarca na comunicação visual?
A logomarca é um elemento fundamental da comunicação visual na empresa, pois é a representação gráfica da identidade da marca. Ela é a primeira impressão que um cliente tem da empresa e, portanto, deve ser bem planejada e executada para transmitir a mensagem certa.
A logomarca deve ser fácil de reconhecer e transmitir a personalidade e os valores da empresa. Além disso, ela deve ser versátil o suficiente para ser aplicada em diferentes formatos e meios de comunicação, como cartões de visita, website, redes sociais, publicidade e materiais de identificação visual.
Uma logomarca bem pensada e projetada pode ajudar a empresa a se destacar no mercado e criar uma imagem positiva na mente dos clientes.
Por outro lado, uma logomarca mal projetada pode ter o efeito oposto e prejudicar a imagem da empresa. Ela pode causar confusão ou transmitir uma mensagem equivocada, afastando potenciais clientes.
Como fazer comunicação visual na empresa?
Agora que você sabe o poder da comunicação visual, veja como criar a estratégia da sua marca:
1. Defina seu posicionamento
Antes de criar qualquer coisa, é necessário entender o mercado em que atua e qual o público desejado. Pesquise sobre seus gostos, seus desejos e necessidades, quais outras marcas que ela admira. Isso será seu ponto de partida.
2. Invista em identidade visual
A identidade deve ser a base da comunicação visual da empresa. Ela reúne todos os aspectos visuais — logotipo, cores, tipografia, textura etc. — que vão comunicar qual a personalidade da marca. Ela deverá estar em seus produtos, embalagens, anúncios e demais materiais.
3. Entenda sobre semiótica e psicologia das cores
Cada cor pode evocar emoções e sensações diferentes. Por isso, na hora de criar uma peça visual, escolha os tons certos com base no objetivo da comunicação. Também escolha com cautela as fontes a serem utilizadas, para que a mensagem seja passada de forma atrativa, clara e assertiva.
Use nosso artigo como guia para te ajudar nessas escolhas!
4. Cuide da hierarquia visual
A poluição visual pode arruinar sua comunicação. Por isso, simplifique as informações e posicione cada elemento usando uma hierarquia, deixando em evidência o que é mais importante.
Quais os tipos de comunicação visual?
Existem diversos tipos de conteúdo visual que podem ser utilizados. Veja alguns exemplos:
- desenhos;
- gifs;
- infográficos;
- mapas;
- ilustrações;
- diagramas;
- fotografia;
- animações;
- memes;
- tabelas;
- rabiscos;
- expressões corporais;
- tipografia;
- vídeos.
Quais os elementos utilizados na comunicação visual?
Com todo o conceito de comunicação visual explicado, agora traremos alguns elementos que podem ser utilizados por praticamente todos os negócios, tanto em sua estratégia de marketing digital, quanto em seus escritórios, lojas ou pontos de venda.
Design de embalagens
Um rótulo de embalagem, que pode ser feito em adesivo, tem diversos objetivos. Ele precisa ser visualmente atraente, informar sobre o produto (características como validade, ingredientes, tabela nutricional, etc); e claro, vender.
Ambientes internos
Uma empresa bem sinalizada e com integração entre todos os ambientes é atrativa e mostra um cuidado especial com quem passa por ali, sejam colaboradores, fornecedores ou clientes.
As placas de sinalização ajudam a criar uma boa experiência e trazem segurança para quem transita pelo ambiente. As placas personalizadas podem ser usadas para comunicar a missão, visão e valores da marca, promover produtos e outras mensagens importantes do negócio.
Ambientes externos
Se seu negócio possui um estabelecimento físico ou utiliza pontos de venda, invista em uma boa arquitetura e um layout atrativo e agradável. Com isso é possível atrair clientes, quando estes passarem pelo local.
Obter essa atenção é o primeiro passo para que você tenha um maior potencial de atrair novos clientes. Por isso, atente-se a alguns elementos:
- decoração;
- Iluminação;
- identidade visual;
- design;
- mostruário;
- sinalização personalizada.
Marketing Digital
É inegável que as redes sociais são ferramentas essenciais para os negócios, sejam eles pequenos ou grandes. Ali é possível divulgar a marca, seus produtos ou serviços, se relacionar com o seu público e se posicionar.
Com um website, por exemplo, você poderá expor todos os seus diferenciais e potencialidades e criar um demonstrativo das soluções oferecidas com todos os detalhes importantes, explorando mais uma vez a comunicação visual de forma intensa e assertiva. É o seu espaço e o momento de ser o mais direto possível e aproveitar as oportunidades.
Lembrando que é necessário que tanto no online, como no offline haja coerência na comunicação visual da empresa, gerando cada vez mais reconhecimento do público em todos os pontos de contato.
A AfixGraf possui um time de especialistas preparados para realizar um atendimento completo. Solicite uma cotação para seu projeto de comunicação visual ou tire suas dúvidas sobre nossas soluções. Será um prazer atendê-lo!