Apesar do nome “Vinil”, não iremos falar de música, e sim de um material robusto e versátil, que é utilizado em sua maior parte na comunicação visual e identificação.
Leia o nosso artigo e entenda mais sobre as etiquetas vinil adesivo. Um material extremamente versátil!
O que é etiqueta vinil?
Vinil é um material flexível e maleável, sua composição contém 57% de cloro e 43% de eteno, que é um componente que vem do petróleo.
As etiquetas em vinil adesivo são produzidas através de um longo processo de polimerização, fenômeno que converte hidrocarbonetos em um único composto. Neste processo, o cloro e o etileno são combinados e dão a origem ao gás VCM ( Vinyl chloride monomer ) seu nome em português é vinil, por isso o material leva esse nome, devido a sua composição química.
O vinil adesivo é um plástico fino, muito flexível e possui uma ligeira camada de cola em seu verso, que por sua vez é protegido pelo liner (película protetora de plástico ou papel aplicada por cima da cola do material que irá proteger a sua integridade).
Como é confeccionada a etiqueta vinil adesiva?
Para produção da etiqueta vinil geralmente são utilizados dois tipos de máquinas, ambas são chamadas de plotter. Uma faz a impressão e a outra o recorte. Há também no mercado modelos de máquinas que realizam os dois procedimentos, de impressão e corte em uma só.
Primeiro, o rolo de material é introduzido na impressora, que por sua vez, identifica o perfil adequado para o material inserido. Assim, é enviado o projeto para o programa de impressão, que reconhece a arte utilizando o padrão de leitura CMYK (cyan, magenta, yellow e key).
Após a impressão no adesivo vinil, ele é recortado e refilado e, caso as etiquetas tenham o tamanho pequeno, são separadas em folhas, facilitando o transporte e preservando sua integridade.
Quais são os tipos de etiqueta vinil?
Por ser um material versátil também é possível encontrar diversas opções e variações das etiquetas vinil adesivo. Iremos acompanhar abaixo quais são essas variações e entender mais sobre elas.
Etiqueta vinil colorida
As etiquetas vinil coloridas podem ser impressas em qualquer cor e tamanho. São frequentemente usadas para identificação, comunicação visual de marcas e decoração. A etiqueta vinil colorida é também uma ótima maneira de adicionar um toque de cor e personalidade às suas embalagens.
Trata-se de uma opção versátil e durável, fácil de personalizar através de impressão digital por exemplo, que possibilita uma variedade enorme de opções de cores e texturas, respeitando a necessidade de uma comunicação personalizada com fidelidade de cores.
Etiqueta vinil branca
A etiqueta vinil branca na verdade é a “forma original” do material. Ao contrário da etiqueta colorida, como falamos no tópico anterior, a etiqueta branca é mais sóbria e menos vibrante. Ela é na verdade a forma anterior, antes de receber a impressão. Na etiqueta com fundo branco é possível destacar logos, escritos, códigos de barras ou QR codes e até mensagens importantes que precisam ter mais visibilidade.
Etiqueta vinil transparente
O vinil transparente é basicamente produzido com os mesmos elementos dos demais modelos, no entanto, as partes que não possuem impressão ficam “invisíveis”, ou seja, são ideais para destacar informações ou logos, artes específicas, deixando somente se sobressair a impressão.
Gramatura da etiqueta vinil
As mais comuns são as de 0,08mm ou 0,10 mm, que podem ser utilizadas tanto para etiquetas de pequena proporção ou grandes ambientes como salas e vitrines de 2/3 metros.
Etiqueta vinil com acabamento brilhante
Este acabamento reflete suavemente a luz. É possível conseguir esse efeito com a laminação que além de tudo, irá proteger a impressão dos intempéries.
Etiqueta vinil com acabamento fosco
Não reflete a luz e tem uma aparência suave e “plana”. Utilizado em situações que não exijam o aspecto reflexivo. Este efeito também pode ser alcançado com a laminação fosca. Ela contribui para a proteção da impressão da etiqueta vinil adesivo, já que a laminação trata-se da colocação de uma fina película plástica sobre a área impressa, que adere completamente ao adesivo vinil.
Aplicações das Etiquetas em Vinil Adesivo
Com as etiquetas em vinil adesivo é possível confeccionar rótulos de cerveja, produtos alimentícios, produtos farmacêuticos, decoração de ambientes, personalização de produtos em geral e embalagens, identificação de móveis e eletrônicos, peças promocionais, identificação de marcas, entre outras.
Como vimos mais acima, é um material que possui diversas opções e modelos que podem atender as mais diversas características de identificação e projetos de comunicação visual.
Quais os locais mais recomendados para fixar?
Por se tratar de um material auto adesivo, é recomendado que a aplicação seja realizada em superfícies planas e limpas, evitando locais porosos, ásperos e sujos, que possam comprometer a aderência do adesivo. Na dúvida, a dica é fazer o teste de aderência com um pequeno pedaço de etiqueta vinil.
Alguns dos locais mais indicados para a fixação das etiquetas vinil adesivo são:
- vidro;
- banners e toldos;
- metais e fibras de vidro;
- plásticos (policarbonatos, PVC);
- madeira (pintada com tinta de alta qualidade do tipo esmalte brilhante);
- parede de alvenaria com acabamento fino.
Explore possibilidades criativas para uma identificação personalizada com as etiquetas resinadas!
Qual a durabilidade da etiqueta vinil adesiva?
A durabilidade é uma característica que se destaca nas etiquetas em vinil adesivo, pois são resistentes à água, calor e tempo.
Tolera temperaturas mínimas que podem variar entre -10°C e -4°C, chegando a máxima de 60°C.
Quando aplicados em locais agressivos ou superfícies com muita ondulação ou calor extremo podem diminuir a vida útil do seu adesivo vinil. Seguindo as recomendações necessárias, sua etiqueta pode ficar intacta por mais de 3 anos.
Como fixar?
Para aplicação da etiqueta vinil recortada é preciso fazer o refilamento, que consiste em retirar o excesso de material que sobra após o corte personalizado.
Após este processo, é utilizada uma máscara de aplicação para não deixar que os adesivos saiam do lugar.
Por exemplo, no caso de um letreiro, normalmente não se é colocado letra por letra, isso porque seria muito difícil alinhá-las manualmente. Então, é feita uma limpeza do excesso de adesivo para aplicação da máscara feita, sendo que a mesma pode ser de papel ou PET (plástico transparente).
No caso da etiqueta vinil mais simples e pequenas para embalagens, móveis, etc, nos diversos formatos, o procedimento de fixação é bem mais simples. No geral são distribuídas em folhas ou rolos, bastando apenas destacá-los da superfície e colá-lo onde desejar.
Lembre-se de limpar muito bem a superfície antes da aplicação, isso irá garantir que a etiqueta não perca o poder de fixação e permitir que a cola tenha boa aderência.
Afixgraf
A Afixgraf é uma empresa que está no ramo da comunicação visual e identificação desde 2008 e que busca inovação constante em todos os seus setores. Dentre as suas especializações está a produção de etiqueta vinil adesiva para serem aplicadas em diferentes produtos e ambientes.
Sendo assim, se você ficou interessado nesse tipo de etiqueta para o seu negócio e está em busca desta solução, entre em contato com a gente.