É um desafio encontrar uma etiqueta que possua impressão de qualidade e ao mesmo tempo seja resistente a certos tipos de ambientes, como os que trabalham com altas temperaturas.
No mercado existem diversos tipos de etiquetas para identificação, algumas delas podem ser utilizadas nesses tipos de ambientes. No decorrer da leitura, você irá entender quais são os materiais mais indicados e qual a melhor opção para a sua necessidade.
Quais as etiquetas que suportam altas temperaturas?
O Poliéster e o Policarbonato são algumas das opções mais recomendadas para identificação nesses tipos de ambientes quentes e superfícies que ficam aquecidas, como fornos, motores, eletrônicos e etc.
O poliéster é uma etiqueta plástica metalizada ou branca, com a impressão em preto ou colorido.
O policarbonato é um termoplástico de espessura geralmente mais grossa em comparação com o poliéster, que pode ser utilizado inclusive quando há variações de temperatura.
Ambas as etiquetas citadas acima têm sido muito utilizadas em painéis eletrônicos, controles remotos, estufas e maquinários em geral.
Detalhes importantes sobre o Poliéster
O material poliéster é derivado de uma composição acrílica de origem dos plásticos sintéticos, formando uma etiqueta plástica auto adesiva e possui um liner (fina película plástica) na parte inferior para proteção do adesivo.
As etiquetas para altas temperaturas como o poliéster podem ser expostas a até 149°C. Elas possuem uma boa resistência e durabilidade quando expostas ao calor em excesso, como por exemplo, em indústrias alimentícias, farmacêuticas, tecnológicas, automotivas, entre outras.
Uma das características das etiquetas em poliéster quando impressas em impressora UV, é que se tornam mais resistentes aos raios UV e sua impressão não se deteriora ou apaga em contato com calor ou com peças mecânicas. Ela permanece intacta e resistente aos possíveis rasgos, mesmo quando são expostas ao calor.
As etiquetas fabricadas nos materiais em poliéster podem ser utilizadas até mesmo em produtos que saem do freezer direto para o forno. Por exemplo, um alimento que contém uma etiqueta com as informações de validade de identificação colado em uma caixa metálica, sai do freezer e vai direto para o forno com a etiqueta fixada, ao sair novamente do forno, a etiqueta não terá derretido ou danificado. Este exemplo nos mostra o quão resistente são as etiquetas em poliéster.
O material poliéster é fino como uma folha de papel sulfite padrão, geralmente possui espessura de 0,05mm, podendo aderir em diversos tipos de equipamentos e cabos que necessitam de total flexibilidade.
A fixação da etiqueta em poliéster é realizada com cola à base de um solvente de alta fixação, para superfícies lisas, como metais, madeiras, plásticos e outros e são auto colantes.
Os adesivos em poliéster no geral, são gravados com impressão digital UV, que também suportam a variação de temperatura. Esse detalhe é extremamente importante pois, de nada adianta o material da etiqueta resistir às altas temperaturas se as informações impressas nelas se perderem.
Com a tecnologia digital UV é possível fazer a impressão com os dados desejados, como números, códigos de séries, logomarca e dados necessários para a identificação dos produtos, sendo coloridos ou preto.
Existem diversos tipos de poliéster:
- metalizado;
- escovado;
- prata fosco;
- branco.
Ambos os materiais suportam elevações de temperaturas de até 149°C pela sua composição única, mudando apenas o acabamento final, deixando-o prata ou com o aspecto visual metalizado, escovado ou branca.
A diferença entre o poliéster e o policarbonato é que o poliéster é muito mais flexível, acompanhando facilmente a fixação em objetos cilíndricos.
Onde são utilizadas as etiquetas de poliéster?
- Indústria de embalagens
- Indústria mecânica
- Fábrica de alimentos
- Identificação de motores
- Identificação da última data da manutenção
- Impressoras térmicas
- Controle de Patrimônio
- Identificação de bens
- Identificação de salas e outros com superfícies curvas ou planas
As etiquetas de poliéster podem ser utilizadas em uma infinidade de produtos, superfícies e ambientes. A vantagem é o baixo custo, flexibilidade e resistência ao calor. Estes são pontos importantes na escolha de uma etiqueta que oferece alta resistência e qualidade na gravação das informações.
Elas podem aderir em diversas superfícies e formatos também, abrangendo uma maior quantidade de produtos que precisam de etiquetas com uma excelente resistência e que são expostos a altas temperaturas também.
Tipos de exposições ao calor
Ao falarmos de uma etiqueta que suporta altas temperaturas, temos dois picos, conhecidos como contínuo e pontual.
Exposição contínua:
A exposição contínua é quando a etiqueta permanece em contato com a alta temperatura por um período longo, acima de 15 minutos. Dentro de um forno, em algum tipo de painel elétrico ou fios de alta tensão.
Exposição Pontual:
A exposição pontual é quando deixamos a etiqueta exposta por pouquíssimo tempo, por volta de 1 ou 2 minutos, apenas para passar por um local quente para um acabamento por exemplo e depois seguir para um outro local com a temperatura ambiente.
É necessário analisar o tempo de exposição que você precisa antes de escolher o tipo de etiqueta ideal para a sua necessidade.
Detalhes importantes sobre o Policarbonato Cristal e texturizado
O material policarbonato trata-se de um termoplástico de alta fixação e resistência a rasgos e variações de temperatura. Oferece alta durabilidade e uma excelente legibilidade da impressão.
As informações gravadas na etiqueta são feitas pelo verso dela. Após este processo de impressão é aplicado o adesivo, dessa forma, os dados que foram impressos ficarão protegidos entre o substrato e o adesivo, sem contato externo.
A exposição à alta temperatura pode chegar a 120°C.
Para maquinários que precisam de um painel de controle com alta resistência e exposição pontual a alta temperatura, é recomendado o policarbonato pela facilidade em sua fixação, recorte computadorizado, podendo conter cortes e transparência para passagem de luz ou leds.
As espessuras mais utilizadas nas etiquetas de identificação em policarbonato são: 0,13 – 0,18 e 0,25 mm. Por ser uma etiqueta adesiva flexível, em geral, pode ser fixada em qualquer tipo de curvatura.
No mercado existem dois tipos de acabamento das etiquetas em policarbonato: o texturizado e o cristal.
- Etiqueta em Policarbonato Cristal: O policarbonato cristal é uma etiqueta translúcida, 100% transparente, com aspecto visual brilhante.
- Etiqueta Policarbonato Texturizado: O policarbonato texturizado possui um aspecto fosco, com uma textura áspera, que ao ter contato com as mãos, não ficam marcadas as digitais ou com ranhuras.
Onde são utilizadas as etiquetas de policarbonato?
- Identificação de móveis;
- Equipamentos eletrônicos;
- Computadores;
- Impressoras;
- Maquinas em geral;
- Identificação de patrimônio;
- Caixas eletrônicos.
O policarbonato é uma etiqueta muito utilizada pela indústria de confecção de produtos automotivos e elétricos, justamente por não produzir eletricidade. Como se trata de um plástico, ele acaba se tornando um protetor contra choques.
A sua exposição pontual pode ser de até 120°C, proporcionando longa durabilidade a etiqueta, tanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos, para identificação de equipamentos, quadros de energia, CPU 's, maquinários, fornos, motores em geral, aquecedores, entre outros.
Poliéster ou policarbonato: qual o melhor para minha necessidade?
Se você precisa de uma etiqueta que resista a temperatura contínua, por tempo superior a 30 minutos por exemplo, o mais indicado é a utilização das etiquetas em poliéster, principalmente as metalizadas.
Agora, se a sua necessidade é uma etiqueta que resiste a alguns minutos, sendo a exposição pontual (a etiqueta é exposta e depois segue para a temperatura ambiente) o policarbonato vai lhe atender perfeitamente bem.
Lembrando que quando falamos de exposição pontual, a etiqueta de teste é exposta por um tempo muito curto e quando falamos de exposição contínua, a etiqueta pode passar pelo processo de aquecimento por mais de 1 hora.
Afixgraf
A Afixgraf é uma empresa que possui mais de 14 anos de experiência em identificação e comunicação visual.
Se você precisa de adesivos resistentes que garantam a longevidade da sua identificação, com certeza a Afixgraf poderá lhe ajudar nisso. Solicite agora mesmo um orçamento!
2 Comments
Estou precisando de etiqueta para código de barras e que suporta caloria
Gostaria de receber algumas amostras