Em muitos negócios, é importante ter uma forma prática de marcar seus produtos, facilitando sua identificação. Uma boa maneira de fazer isso é com as etiquetas adesivas personalizadas. Elas são fáceis de adicionar a qualquer material ou superfície e você pode usá-las para incluir informações em panfletos, inserir detalhes nos seus produtos e rótulos, identificar móveis e eletrônicos e muito mais.
Se você pretende usá-las como parte de algum produto, o mais importante é entender como elas são feitas, para que atendam melhor às suas demandas. Isso inclui desde a definição do formato e design até a escolha dos materiais. Tudo depende de qual será a sua finalidade.
Acompanhe e entenda melhor como fazer etiquetas adesivas personalizadas!
Qual o tamanho e melhor formato para imprimir as etiquetas?
O tamanho e recorte das suas etiquetas vai depender do seu objetivo. Algumas são feitas para servir como identificadores em produtos, por exemplo. Então, precisam ser grandes o suficiente para serem legíveis, mas não tanto a ponto de ocupar espaço demais em sua superfície e atrapalhar o reconhecimento imediato da marca. O ideal é ter o produto que se deseja identificar em mãos ou ir até a superfície a ser identificada e medir o espaço exato onde será fixada a etiqueta, assim você evitará surpresas desagradáveis ao confeccionar uma etiqueta que não se encaixa às suas necessidades.
Por outro lado, se a intenção é corrigir algum erro de impressão em panfletos ou trazer novas informações, a etiqueta deve ter formato e tamanho exatos para se encaixar na imagem original.
Como escolher o tamanho correto?
Existem vários recursos para deixar as etiquetas adesivas com o design que você deseja. Então, basta definir os seus critérios e usá-los como referência.
Veja, a seguir, alguns dos principais parâmetros que você pode usar.
Quantidade de informações
Quanto mais conteúdo for incluído nas etiquetas adesivas personalizadas, maior precisa ser a sua superfície, especialmente porque a mensagem deve ser fácil de se ler.
Número de impressões desejado
Outro fator é a quantidade de etiquetas que você precisa, já que, quanto menor a unidade, maior o número que pode ser impresso sobre o mesmo papel.
Estilo e design
Se o objetivo da etiqueta é colocar um design específico sobre uma superfície, então o formato e tamanho devem ser escolhidos de acordo com essa finalidade, utilizando a mesma linguagem da comunicação do projeto.
Qual o material ideal para as minhas etiquetas adesivas personalizadas?
Outra questão importante é a escolha do melhor material para as etiquetas adesivas personalizadas. Cada um deles apresenta diferentes propriedades, as quais afetam sua funcionalidade e durabilidade enquanto estão em uso.
Conheça alguns dos principais deles, suas qualidades e quando são indicados.
Etiquetas em vinil
As etiquetas feitas de vinil tendem a ser mais duráveis e resistentes à umidade. Por esse motivo, são bastante utilizadas em locais expostos a esses elementos, como fachadas, placas de sinalização e recipientes de materiais químicos. Assim, é possível manter a mensagem clara e minimizar danos à etiqueta.
Etiquetas em BOPP
Em muitos aspectos, as etiquetas em BOPP (Polipropileno Biorientado) são as mais eficientes. O material funciona muito bem em temperaturas baixas, de até -20ºC, ou altas, de até 90ºC, além de ser resistente à umidade e a rasgos. Você também encontra impressões com uma variedade de acabamentos, sendo ideal para várias formas de etiquetagem que exigem durabilidade.
Etiquetas em poliéster
As etiquetas adesivas de poliéster têm bastante valor pela sua resistência a altas temperaturas e boa integridade dimensional, sendo mais difícil de distorcer. Por esse motivo, são bastante usadas em maquinários, eletrônicos e marcações de patrimônio.
Conheça também: Etiquetas adesivas resinadas: Solução sofisticada para identificar e valorizar sua marca!
Qual o tipo de impressão das etiquetas adesivas personalizadas?
A forma como as etiquetas adesivas personalizadas são impressas também afeta sua funcionalidade. Os principais métodos usados em sua preparação são:
Impressão Flexográfica:
É um método que se assemelha a um carimbo, utilizando clichês de borracha. Envolve o uso de um rolo polimérico em relevo, que é revestido com tinta especial e transfere o conteúdo para o substrato desejado. Esse processo é mecânico e amplamente utilizado na impressão de rótulos, etiquetas e embalagens.
Impressão digital:
É um processo direto de transferência de arquivos digitais para impressoras, eliminando a necessidade de matrizes negativas ou outros meios físicos. É comumente utilizada em vários tipos de impressos em papel ou adesivos, como panfletos, folders, convites, etiquetas entre outros projetos.
Ao contrário das impressões mecânicas, que requerem matrizes negativas e arquivos originais, a impressão digital é mais tecnológica e prática na maioria das vezes, permitindo a impressão direta a partir do universo virtual para a impressora, seja por meio de computadores, arquivos em nuvem ou Wi-Fi.
Quais informações devo incluir nas etiquetas personalizadas?
O conteúdo da etiqueta adesiva vai depender do seu propósito. São infinitas as possibilidades e neste momento conta a sua necessidade de personalização e também a sua criatividade. Algumas precisam apenas de uma imagem e uma frase ou design cortado em um formato específico, enquanto outras devem conter dados, códigos ou, mesmo, um espaço para inserir novas informações manualmente. Tenha em mente que o conteúdo deve ser facilmente legível!
Onde imprimir etiquetas adesivas personalizadas?
Para imprimir suas etiquetas, o ideal é buscar uma gráfica confiável e experiente. A empresa deverá auxiliar você em todo o processo, para definir os melhores métodos de impressão disponíveis de acordo com sua necessidade e o melhor material. Assim, poderá ter o volume e o custo total esperado e, certamente, etiquetas de maior qualidade e durabilidade.
Como vimos, para ter boas etiquetas adesivas personalizadas, que irão chamar atenção do público e cumprir o seu papel de reconhecimento da marca ou transmissão de uma mensagem, é necessário haver conhecimento e clareza sobre o resultado pretendido. Com planejamento, você conseguirá entender bem os seus objetivos e fazer a melhor escolha para o seu projeto.
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