Na AfixGraf, você encontra todos os tipos de placas de sinalização de segurança. Confira!
Muitas atividades em nosso cotidiano são perigosas. Quando estamos em nosso ambiente de trabalho, principalmente, precisamos prevenir acidentes para evitar nos machucarmos e também ferirmos algum colega ou visitante.
Com a oficialização da NR 26 no Brasil, a importância da sinalização de segurança se tornou mais clara a todos, contudo, muitas pessoas ainda sofrem acidentes que poderiam facilmente ser evitados.
Conhecimento nunca é demais, ainda mais quando falamos em segurança. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a sinalização de segurança, a sua importância, principais cores e tipos de placas?
O que é a sinalização de segurança?
A sinalização de segurança, como o próprio nome já diz, serve como um alerta para trabalhadores e visitantes sobre as situações de risco ou perigo e a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). A sinalização de segurança não é obrigatória somente em empresas.
Muito pelo contrário, todo ambiente onde há circulação de pessoas deve estar bem sinalizado: restaurantes, escolas, condomínios, edifícios comerciais, entre outros.
Por que é importante adotar a sinalização de segurança?
Vamos a um exemplo prático para que você compreenda a importância da Sinalização de Segurança: Você está visitando uma empresa e deseja ir ao banheiro, você então precisa ir rapidamente para não perder a palestra que está acompanhando.
Assim, ao sair da sala em que está e, ao se dirigir ao banheiro pelo corredor extenso, você logo avista um cavalete amarelo com alguns dizeres. Logo, você diminui o passo e entende: é preciso caminhar mais devagar e ser mais cauteloso, pois o piso está molhado.
Quando a sinalização de segurança é obrigatória?
A obrigatoriedade do uso da sinalização de segurança sempre foi imprescindível em todos os ambientes de trabalho.
Quer seja simples ou complexa, qualquer atividade de trabalho necessita prever condições mínimas de segurança e saúde para aqueles que a executam. Essas condições mínimas são determinadas nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, com base nas convenções internacionais de segurança e saúde ocupacional.
Em 1978, a Sinalização de Segurança no Trabalho foi oficializada como obrigatória no Brasil através da NR 26 (Norma Regulamentadora de Sinalização de Segurança)
Cores na sinalização de segurança
As sinalizações de segurança são regulamentadas pela NR 26. Devem ser utilizadas determinadas cores para cada tipo de sinalização, sempre em ambientes que possam oferecer riscos ao empregado.
- Vermelho: serve para identificar e distinguir equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência, paradas obrigatórias e de proibição;
- Amarelo: cor utilizada em situações e locais de risco, indicando a necessidade de tomar cuidado (como no exemplo de piso molhado que vimos anteriormente);
- Branco: seu objetivo é demarcar passadiços, corredores e passarelas para circulação de pessoas, setas de sentido, coletores de resíduos e área de entorno de equipamentos de emergência;
- Preto: pode ser usado em combinação com o branco ou na identificação de combustíveis de alta viscosidade; ou para locais e conteúdos tóxicos e de alto risco.
- Laranja: indica possíveis ameaças, como é o caso de canalizações de ácidos, partes móveis de equipamentos e dispositivos de corte;
- Verde: indica segurança, sendo utilizado em caixas de EPI's e de primeiros socorros, além de determinados itens, como chuveiros de emergência e insígnias relacionadas com a segurança;
- Púrpura: não tão comum de ser encontrada, essa sinalização indica riscos relacionados com radiações eletromagnéticas e partículas nucleares.
Mas atenção: antes de comprar uma placa de sinalização de segurança e pendurá-la na empresa, lembre-se de conferir na NR 26 se o formato e cores estão corretos.
Principais tipos de placas na sinalização de segurança
A sinalização de segurança é classificada em 4 tipos, de acordo com as áreas em que são aplicadas e a mensagem que transmitem:
- Sinais de obrigação: indica a necessidade do uso de EPI's para evitar acidentes de trabalho;
- Sinais de perigo: obrigatórios para que haja cautela, precaução ou que o local seja evitado;
- Sinais de aviso: indica atitudes perigosas que não devem ser realizadas no local;
- Sinais de emergência: são as placas que guiam as pessoas para a direção correta e ajudam a resolver os problemas de forma mais imediata.
As placas de sinalização de aviso ou perigo são utilizadas para alertar os colaboradores sobre situações e locais que requerem total atenção e precaução e/ou para informar de que existe algum perigo naquele determinado ambiente, de forma a evitar acidentes de trabalho.
Elas aparecem em formato triangular, com a cor de fundo amarela e os desenhos em preto.
Sinalização de emergência
Esse tipo de sinalização tem o objetivo de indicar saídas de emergência, direções de fuga ou a localização de um equipamento de segurança para condições emergenciais (incêndio, alagamento, vazamento de gás, entre outros), facilitando a fuga dos trabalhadores e visitantes. A placa de sinalização de emergência pode ser retangular ou quadrada, com fundo vermelho ou verde e os desenhos em branco.
Sinalização de obrigação
O principal objetivo das placas de sinalização de obrigação é indicar situações ou ações que obrigam os trabalhadores a utilizarem um determinado equipamento de proteção individual (EPI) para evitar possíveis acidentes de trabalho e minimizar suas consequências. Aparecem em formato circular, com o fundo azul e os desenhos em branco.
Onde comprar Sinalização de Segurança?
Na AfixGraf você encontra todos os tipos de sinalização de segurança para o seu escritório, indústria, condomínio, comércio, bar ou restaurante. Há anos no mercado, somos uma gráfica especializada na confecção de placas de sinalização seguindo a NR 26.
Agora que você já sabe os motivos para investir na sinalização de segurança, aproveite para equipar o seu negócio com os principais tipos de placas de sinalização para atender a todas as normas e garantir uma maior segurança para seus colaboradores e público. Confira nossa loja online!
1 Comment
Material bom, porém, a cada item deveria ter uma placa como exemplo. Obrigado