Transmitir uma mensagem exige conhecimento sobre uma série de elementos, desde o contexto em que ela está sendo passada até cores e formas para compor a imagem da melhor forma. Nesse contexto, a tipografia na comunicação visual é um aspecto que deve ser amplamente analisado por qualquer pessoa que esteja compondo um texto.
Se você precisa criar comunicados ou sinalizações, deve estar atento ao peso que cada signo representa. Afinal, a escolha da tipografia incorreta pode induzir erros ou transmitir um tom incorreto, inutilizando uma mensagem.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e descubra!
O que é a tipografia na Comunicação Visual?
Tipografia refere-se ao estilo, arranjo e aparência das letras em qualquer meio de comunicação. Esse elemento, muitas vezes subestimado, é fundamental para a construção da identidade visual e para a eficácia da comunicação. De maneira mais simples, é a escolha e utilização das fontes mais corretas para um contexto, considerando quem será o leitor, em qual situação ele lerá e qual o objetivo pretendido com a imagem.
Também deve-se considerar se a mensagem tem conexão com outros textos, o que é chamado de intertextualidade. Se a placa tem apenas um sinal de proibido e uma gravura de um cigarro aceso, ela exige que o leitor conheça os dois elementos apresentados e crie uma relação entre eles. Porém, se há os dizeres "proibido fumar", a mensagem fica mais clara. Papel da intertextualidade.
Confira algumas inspirações que irão te ajudar a transmitir a mensagem desejada:
Qual a importância da escolha da tipografia na Comunicação Visual?
Um texto bem formatado e com uma tipografia adequada facilita a leitura e a compreensão, evitando que o leitor se sinta confuso ou desmotivado. Além disso, a fonte certa consegue gerar emoções e transmitir a personalidade da marca.
Uma tipografia arrojada e moderna pode transmitir inovação e dinamismo, enquanto uma clássica e elegante evoca tradição e sofisticação. Se você fizer uma escolha errada, pode acabar gerando um sentimento diferente daquilo que é ideal para a pessoa naquele momento. Isso representa perda de clientes, incapacidade de transmitir a informação necessária e, claro, prejudica a imagem da sua marca.
O que a tipografia transmite?
Cada estilo tipográfico representa um conjunto de associações culturais e psicológicas, veja alguns exemplos:
- Fontes serifadas: como Times New Roman, são associadas à confiabilidade e à formalidade, sendo amplamente utilizadas em documentos oficiais e publicações acadêmicas.
- Fontes sem serifa: como Arial, são vistas como mais modernas e limpas, sendo preferidas em ambientes digitais e empresas de tecnologia.
- Fontes cursivas ou manuscritas: podem adicionar um toque pessoal e amigável, muitas vezes utilizadas em convites e marcas voltadas para o público jovem ou feminino.
Como escolher a tipografia correta?
Escolher a tipografia correta é essencial para uma comunicação visual eficaz. Uma boa tipografia facilita a leitura, transmite a personalidade da marca e impacta a percepção do público. A seguir, apresentamos as etapas fundamentais para fazer a escolha certa!
Com as dicas que apresentamos sobre tipografia na comunicação visual, certamente você conseguirá pensar em mensagens mais atrativas para que o seu público não tenha problemas em ler as ideias do seu projeto. Não se esqueça, é claro, de contar com a ajuda de especialistas caso tenha dúvidas ou precise de trabalhos mais complexos.
A Afixgraf é uma empresa especializada em comunicação visual e identificação personalizada. Nossa equipe tem a expertise necessária para ajudar você na criação da comunicação visual assertiva para o seu negócio! Entre em contato com a gente e solicite o seu orçamento.