A Impressão Digital é uma técnica muito procurada nos dias de hoje, pois, ela permite a reprodução de imagens e de textos em uma alta qualidade em um período curto de tempo, tornando-se extremamente ágil.
Essa Impressão possui um procedimento simples, sem a necessidade de diversos tipos de materiais, contendo somente a própria impressora, a tinta e o material que será impresso, agilizando o tempo.
Um grande exemplo de impressão simples e eficiente seria a Impressão UV, seu grande diferencial está na secagem da tinta, devido aos raios UV que a máquina transmite.
Desde sua criação, essa técnica foi sendo aprimorada no decorrer dos anos, facilitando cada vez mais o trabalho de produção gráfica, diminuindo a necessidade de transferência de arquivos e é a responsável pela redução de gastos de uma empresa devido a sua alta velocidade.
Antes dessa técnica, os procedimentos de Impressão demandavam mais dias para serem concluídos, pois eram manuais e analógicos, e não apresentavam resultados completamente satisfatórios, e possuía um custo extremamente alto.
Quando surgiu a Impressão Digital e como é na atualidade?
Essa técnica de Impressão, foi apresentada pela primeira vez em junho de 1993 na maior feira Gráfica, a IPEX (The Networking Resource Centre For the Global Print Industry, Indústria da Impressão Global), ocorrida na Inglaterra e foi apresentada a impressão em Policromia, que utilizava quatro cores diferentes de tinta para gerar uma gama de cores imprimíveis.
Seu potencial ganhou a atenção de todos durante a feira alemã DRUPA de 1995. A DRUPA é o maior evento do segmento de Impressão e de Comunicação Visual do mundo, reunindo grandes empresas como Canon, Xerox, Fujifilm, entre outras.
Por ser uma grande novidade, a técnica ganhou imenso destaque no evento daquele ano, já que tinha potencial para revolucionar o mundo dá impressão até então.
Atualmente, a Impressão Digital se tornou simples e de fácil acesso, responsável por criar possibilidades inimagináveis e oportunidades no mercado gráfico, tornou-se então uma peça fundamental para o segmento de comunicação visual, que cada vez mais necessita de agilidade e de ótima qualidade.
A técnica está muito presente em produtos com alta demanda, como a linha têxtil, brindes corporativos, canecas, copos, entre outros diversos produtos personalizáveis, abrindo novos caminhos para esse setor da Comunicação Visual.
Como funciona o procedimento da Impressão Digital?
Por meio dos dados digitais do computador, o equipamento recebe todas as informações do arquivo que será impresso, dessa forma, há uma transferência de imagem para a mídia, tornando em pigmentação.
Existem 4 tipos de tintas que são utilizadas nesse procedimento, conheça cada uma delas:
- Tinta Solvente: O Solvente é uma substância semelhante ao Thinner, a diferença é que se trata de um material de composto puro e é usado na base de tinta, seu destaque se deve à uma secagem mais rápida e possui uma durabilidade superior, por esse motivo é adequada para placas de ambiente externo. Possui um cheiro forte que é prejudicial à saúde, por isso, ao utilizar, o ambiente deve estar ventilado.
- Tinta Eco Solvente: É próxima da Tinta Solvente, porém possui menos componentes químicos, consequentemente é menos prejudicial à saúde, e até mesmo para o meio ambiente, como o nome sugere. E por possuir essa diferença, essa tinta demora um pouco mais tempo na secagem.
- Tinta UV: Esse tipo de tinta se destaca por ter uma fácil adaptação em qualquer tipo de material, em sua composição não possui solvente, portanto, é sustentável e não prejudica a saúde. Vale ressaltar também que com essa tinta é possível produzir impressões em alta qualidade e com cores mais vivas. A AfixGraf é especialista nesse tipo de Impressão!
- Tinta Látex: As tintas Látex são as mais conhecidas, são tintas que possuem pigmentos e são a base de água. A sua fixação se deve através do calor durante a impressão. É mais comum usar esse tipo de tinta em papéis, vinil e tecidos. Possui uma alta resistência e não possui cheiro forte como o solvente.
Tempo de Produção, a importância para a Produtividade e Demanda
Devido a sua tecnologia, a Impressão Digital é mais rápida, portanto, o seu tempo de produção é menor em comparação aos outros tipos de impressão, aumentando a sua produtividade para outros projetos que vierem, e devido a isso, a demanda por esse tipo de impressão aumentará.
Quais são os benefícios de imprimir um projeto com a técnica de Impressão Digital?
O seu principal diferencial é destacado pelo modo que é impresso, diferentemente da Impressão Offset, que é uma aversão entre a água e a gordura. É considerado uma Impressão indireta, pois é necessário que a tinta entre em contato com um cilindro para poder imprimir em um Material.
Diferente da Impressão Offset, a Impressão Digital promove a sustentabilidade, agilidade, e permite acabamentos diferenciados e de alta performance para o produto final, tais como:
- Verniz localizado
- Cortes versáteis
- Diversidade de texturas
- Outras possibilidades de acabamento
Assim, a técnica permite que diversos detalhes sejam personalizados, o que torna a peça final única, sendo uma excelente escolha para quem busca por essas características em seus produtos.
Além disso, pode ser impresso em diversos tipos de materiais e substratos, como:
- PVC
- Papéis lisos, foscos ou texturizados
- Placas de Alumínio,
- Placas de Aço Inox
- Cartões de visita
- Diversos outros materiais
Com isso, a impressão digital tem uma aplicação muito ampla. Também permite a facilidade de impressão de dados variáveis, como textos, nomes, códigos de barras e QR Codes, por exemplo.
Impressão Digital aceita todas as variedades de cores ?
A Impressão Digital utiliza tintas que seguem o padrão CYMK assim como a Impressora a Laser. É o padrão ideal para que as impressões saiam com as cores corretas.
Caso sua produção seja feita com o padrão RGB, ele será automaticamente convertido, porém terá uma grande variação na coloração, pois ele é voltado para a reprodução de cores em dispositivos, tais como televisores, monitores, celulares e entre outros aparelhos eletrônicos.
Vale a pena investir em Impressão Digital?
Apesar da Impressão Digital ter uma ótima durabilidade, ele dependerá de alguns fatores, que são:
Fatores dependentes ao ambiente: o local onde será colocado o produto impresso terá contato direto de sol e chuva? Ambos são os grandes responsáveis pela perda de intensidade de cores, seja qual for o tipo de impressão.
Armazenamento: mesmo que a peça não fique em um ambiente externo, esse ambiente terá uma boa conservação? Locais arejados e sem umidade permitem uma maior durabilidade das peças feitas com impressão digital.
Substrato: Qual o material que será utilizado para a confecção das peças? Ele é resistente? Isso também garante maior durabilidade para a sua impressão.
Consulte a AfixGraf para seu negócio, e descubra novas soluções de Impressão Digital!
A AfixGraf busca trazer soluções para os seus projetos, e consequentemente, o melhor para seus clientes, permitindo uma vasta variedade de possibilidades visuais para qualquer marca, criando até uma identidade visual devido aos acabamentos que a técnica de Impressão Digital oferece.
Conheça nossos produtos para a sua comunicação visual e conte com nossos consultores para alavancar os seus negócios!