Hoje, 25 de janeiro de 2012, entra em vigor a nova norma das sacolas plásticas para o estado de São Paulo, assinada em maio pelo atual governador Geraldo Alckmin.
As sacolas plásticas que levam cerca de 100 anos para decompor-se acabam tendo seu uso e descarte inadequado, sendo descartadas em aterros e muitas vezes nas ruas, entupindo bueiros, contaminando o solo e a água, ou seja, interferindo negativamente no ecossistema.
A norma exige que seja banida o uso das sacolas plásticas derivadas do petróleo, diminuindo o impacto no meio ambiente, como também sensibilizar e conscientizar a população, incentivando o uso de sacolas reutilizáveis, produzidas com materiais resistentes, que suportem o transporte de produtos em geral, como também a utilização de caixas de papelão, carrinhos e mochilas.
Placa de Sinalização Obrigatória
Placa de Sinalização Obrigatória
Os comerciantes devem fixar placas informativas, com tamanho fixo (40x40) alertando: “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”. A placa de sinalização das sacolas plásticas para São Paulo deve ser fixada em locais de visibilidade, junto aos locais de embalagem dos produtos e caixas registradoras. Consulte o modelo de sinalização personalizado da AfixGraf.
Só em 2011 no estado de São Paulo estima-se que foram utilizadas de cerca de 29 bilhões de sacolas plásticas, e acredita-se que com esta nova norma de conscientização deixe de circular cerca de 30%.
Outras 13 cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia, Curitiba, Florianopolis, Goiania, Fortaleza, já aderiram a não utilização das sacolinhas plásticas.