O Poliéster é um material bastante presente em nosso cotidiano. Por ser bastante versátil, o material Poliéster pode fazer parte de diferentes produtos e trazer muitas vantagens para a nossa rotina. Uma de suas aplicações é nas etiquetas, por exemplo.
Saiba mais sobre esse material e como ele é utilizado em diversos itens.
Como é o material poliéster?
Para começar, vamos entender o que é o material poliéster: o poliéster é um tipo de plástico, de origem sintética, que tem como matéria prima o etileno. O etileno, por sua vez, é um dos produtos feitos com petróleo e que possui diversas aplicações práticas em nossa rotina.
Ver essa foto no Instagram
Quais os tipos de poliéster?
Existem diversos tipos de etiquetas para identificação flexíveis em poliéster disponíveis no mercado, cada uma com a sua característica particular. São etiquetas prateadas, brancas, coloridas, todas desenvolvidas para atender as mais diversas necessidades.
Abaixo listamos algumas opções para te ajudar na decisão final:
Poliéster branco
A etiqueta em poliéster branco é muito utilizada para identificação de patrimônio, jóias, controle de manutenção, rótulos de produtos alimentícios quentes e gelados, etiqueta de revisão, entre outros. Por ter o fundo branco, transmite clareza nas informações e destaque aos textos e imagens gravadas.
Material poliéster prata cromo fosco
As etiquetas com o acabamento cromo fosco oferecem maior resistência a temperaturas altas e baixas, entre -40° e 150°C. Elas são utilizadas na identificação em geral, etiquetas indeléveis, etiquetas para colocar em volta de cabos, entre outros.
As etiquetas em material poliéster cromo são utilizadas especialmente para identificação de patrimônio, com a possibilidade de imprimir código de barras ou Qr Code. Mesmo sendo uma etiqueta com material prateado, isso não interfere na leitura dos códigos.
Por ser prata fosco, não tem brilho suficiente que faça com que a luz do laser ou a luz do ambiente reflita no código causando interferência na leitura do coletor óptico.
Poliéster prata brilho
As etiquetas produzidas em material poliéster prata brilho, são mais utilizadas em rótulos de produtos que necessitam ter um destaque e um toque de sofisticação. Elas têm o aspecto metalizado com efeito brilhoso naturalmente causado pelo próprio material.
Quando há a inclusão de códigos para leitura (códigos de barras e QR Codes) para que o brilho do material não interfira na leitura a área com os códigos são “calçados com branco”, ou seja, recebem uma camada de tinta branca embaixo da impressão preta do código, garantindo fácil leitura sem interferências causadas pelo brilho da etiqueta.
Material poliéster escovado
No mercado existem vários tipos de material poliéster, o escovado é um deles. Quando olhamos para o poliéster escovado, pelo seu próprio nome lembramos de algo semelhante a uma placa de aço escovado, ele é a versão flexível do material escovado.
Este modelo de poliéster é utilizado para empresas que buscam por uma etiqueta com uma beleza mais rústica, porém deixando a impressão de um produto premium de valor agregado. Alguns exemplos de utilizações mais comuns são em carros, motos, móveis, madeiras e outros.
Quer saber mais sobre como personalizar etiquetas adesivas? Leia nosso artigo e descubra!
Quais as características do poliéster?
Existem algumas características que destacam esse material e que, na prática, contribuem para que ele esteja presente em um leque bastante diversificado de produtos. Dentre as características que se destacam em diversos tipos de identificações, estão as seguintes:
Durabilidade
O material utilizado na fabricação das etiquetas de poliéster são de alta durabilidade, o que o torna mais adequado para uso em uma gama de produtos enorme. Ele é capaz de resistir a condições adversas, como variações de temperatura, umidade e exposição a agentes químicos leves.
Versatilidade
Essa etiqueta pode ser facilmente adaptada para diferentes medidas, formatos e layouts, permitindo que seja aplicada em uma grande variedade de produtos, desde máquinas, equipamentos automotivos, eletroeletrônicos e até embalagens de produtos.
Resistência a água
A etiqueta em material poliéster tem em sua composição uma grande quantidade de partículas plásticas, que ajudam a resistir à água, o que a torna adequada para produtos que podem entrar em contato com líquidos, como garrafas, recipientes e utensílios de cozinha, jardins e outros.
Adesão eficiente
O material poliéster geralmente possui um adesivo de alta qualidade que adere às superfícies após contato de 48 horas, garantindo uma fixação segura em diferentes superfícies, como plástico, vidro, metal e madeira lisa.
Impressão de alta qualidade
A superfície da etiqueta permite uma impressão nítida e de alta resolução, possibilitando que as informações, logotipos e designs sejam facilmente visualizados e legíveis.
Resistência a rasgos e desgaste
O material poliéster possui propriedades que o tornam resistente a rasgos, desgaste e abrasão, garantindo a sua fidelidade mesmo em condições de uso intenso. Devido haver em sua composição o plástico, mesmo quando a etiqueta é puxada, ela não se rompe com facilidade.
Essas características contribuem para a ampla aplicação dessa etiqueta em diferentes setores industriais e produtos, fornecendo uma identificação eficiente, duradoura e esteticamente agradável, com o visual metalico ou branco.
Quais os tipos de acabamentos do material poliéster?
Além dos acabamentos de corte e diferentes estéticas dos adesivos em poliéster, uma opção que se destaca é o adesivo resinado. A aplicação da resina sobre a etiqueta entrega sofisticação e delicadeza, é ideal para chamar atenção para o produto de uma forma elegante.
O avanço da tecnologia possibilita a aplicação da resina sobre o material poliéster. Sabe aqueles adesivos que são conhecidos como “olho de peixe”, “adesivo siliconado”, “adesivo gordinho”, “adesivo estufado”, “adesivo bolha” então, este é o famoso adesivo resinado.
É possível aplicar a resina PU que não amarela e nem desgasta com o passar dos anos. Este acabamento resinado costuma ser aplicado em todos os tipos de material poliéster (cromo fosco, escovado, prata brilho e branco).
A etiqueta resinada é muito utilizada para divulgar e destacar o logotipo, por ser sofisticada com acabamento muito elegante, atraindo a atenção do público pelo seu brilho e delicadeza.
Como é confeccionada a etiqueta personalizada em poliéster?
O material poliéster é gravado em uma impressora digital de alta tecnologia. Antes do processo de impressão, ele recebe uma camada de top coat (uma solução líquida) que permite que a impressão fixe de forma mais precisa, por mais tempo, dificultando a remoção da impressão garantindo a durabilidade das informações gravadas por muito mais tempo.
Impressão e gravação
As etiquetas em poliéster são gravadas em uma impressora de alta tecnologia que faz o processo da gravação digital, ou seja, impressão digital. Esse tipo de impressão realça os detalhes, como logo, frases, textos, códigos e campos para serem preenchidos futuramente com uma caneta piloto ou bic.
O corte e acabamento final
Existe no mercado a praticidade para o corte das etiquetas flexíveis em material poliéster. Uma máquina chamada Plotter. Com essa tecnologia, é possível ter diversos formatos nas etiquetas, como por exemplo: corações, estrelas, retângulos, círculos, quadrados, formato especial do seu logotipo e mais uma infinidade de opções.
É possível fazer também cortes mínimos, bem pequenos para encaixes em controles remotos, máquinas, painéis e outras possibilidades.
Para quais tipos de identificação posso usar o poliéster?
Com todas as características e vantagens que vimos até aqui, o poliéster foi se tornando um ótimo material para a fabricação de etiquetas de identificação de todos os tipos. Por isso, hoje em dia encontramos etiquetas de poliéster em cosméticos, cabos, eletrônicos, brinquedos, móveis, painéis de máquinas pequenas e industriais e, dentro das empresas, na identificação patrimonial.
Além de todas as características do material colaborarem para essas utilizações cotidianas, as etiquetas feitas de material poliéster são adesivas e, com isso, de fácil aplicação. Isso otimiza a rotina de indústrias que produzem em grande escala.
Por que utilizar etiquetas em poliéster para identificação?
Como já dissemos, as características do poliéster e das etiquetas produzidas com esse material colaboram muito para a sua utilização acontecer em diversos segmentos. Entretanto, destacamos que as etiquetas em poliéster:
- possuem um custo-benefício excelente;
- são resistentes a diversos fatores externos;
- são flexíveis e fáceis de aplicar;
- permitem uma impressão de qualidade; e
- podem ser facilmente personalizadas, diversificando tamanhos, cores e informações.
Onde comprar as etiquetas de material poliéster?
A Afixgraf é uma empresa do ramo da comunicação visual e identificação patrimonial com mais de 15 anos de solidez e inovação constante em todos os seus setores. Dentre as suas especializações está a produção de etiquetas em poliéster para serem aplicadas em diferentes produtos e ambientes.
Com uma tecnologia de ponta, a empresa entrega, com uma excelente qualidade e de maneira rápida, etiquetas produzidas nesse material. As informações impressas nesse tipo de etiqueta produzida pela Afixgraf podem ser personalizadas com precisão conforme a demanda do cliente.
Sendo assim, se você ficou interessado nesse tipo de etiqueta para o seu negócio, entre em contato com a gente através do WhatsApp.