Se em algum momento você precisou realizar uma impressão profissional, talvez você já tenha ouvido falar da sigla CMYK, mas você sabe o significado dela?
Para esclarecer essa dúvida que é bastante comum entre nossos clientes e leitores, vamos trazer nesse artigo tudo sobre esse sistema de cores, seu significado e aplicações. Vamos lá?
O que é CMYK?
O CMYK é uma abreviação do sistema formado pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (Black), ela é uma cor subtrativa, ou seja, ao falarmos de cores, temos que diferenciar duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
Ficou confuso? Calma, vamos explicar melhor!
A cor luz, traz basicamente “emissão de luz”, ou seja quando se trata de “cor luz “, a formação das demais cores deve-se à um processo que chamamos de síntese aditiva ou ainda, como “Cores Aditivas” que é mais conhecida como “RGB” (Veja tudo sobre o RGB aqui).
Já a cor pigmento se refere a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe. A tinta é a substância na qual pigmentos são concentrados e usados para imitar o fenômeno da cor-luz. O pigmento surge extraído da natureza, em materiais de origem vegetal, animal ou mineral.
O sistema de cores CMYK é uma cor pigmento. As cores pigmento, como o nome sugere, são formadas de pigmentos sólidos que quando sobrepostos tendem a ficar cada vez mais escuros. Isso acontece porque a cor que vemos é apenas um reflexo da luz que incide sobre o pigmento, e uma vez sobrepostos esses pigmentos refletem menos luz, até haver uma ausência total dela, que é o preto. Essas quatro cores, são as mais importantes no mundo da impressão gráfica.
Assim, o CMYK trata-se na verdade de um sistema de cores utilizado para impressão no mundo todo. Ele é usado em indústrias de impressão de revistas, jornais, livros, camisas, convites, faixas, entre outros materiais impressos. Podemos afirmar aqui, que as cores CMYK são a melhor alternativa quando o projeto for direcionado para impressão.
Fique atento para a variação entre RGB e CMYK
Mas agora um desafio para você, como transformar aquela amarelo brilhante ou então aquele rosa encantador da tela do seu computador numa versão impressa com sucesso e sem surpresas que não cause a sua frustração ou a insatisfação do seu cliente?
Realmente é muito desafiador atender todos esses detalhes, sem provocar alterações em todo seu projeto. É um defeito comum causado pelo RGB, o desencaixe de cores e textos com cores brilhantes e fortes, para uma saída opaca e sem brilho. É possível ainda que você converta o modo de cor do seu documento utilizando softwares confiáveis próprios de edição para conversão. Dessa forma você é capaz de analisar diferenças e fazer as alterações necessárias antes de realmente converter o arquivo RGB para CMYK
Além disso, uma boa dica para evitar esse tipo de problema é pedir para que sua gráfica, ou para seu fornecedor de impressões que avalie seu perfil de cores, por isso é importante contar com uma qualidade excelente e um cuidado específico para seu projeto.
Afixgraf: Soluções com qualidade de impressão garantidas!
A AfixGraf busca trazer soluções para seus serviços e consequentemente o melhor para seus clientes. Através dessa característica, o nível de produtividade da equipe no processo é muito maior do que nas formas tradicionais de impressão o que nos possibilita oferecer ainda mais benefícios e custo em qualquer projeto!
Além disso contamos com uma vasto resultado de qualidade de impressão com altas tecnologias do mercado em nossos projetos. Permita-se surpreender positivamente com nossa Impressão! Conte com a AfixGraf para alavancar os seus negócios!
1 Comment
Parabéns a Afixgraf pois esse é um assunto muito interessante de se abordar. Muitas vezes, esses pequenos detalhes que fazem uma grande diferença ao imprimir uma arte e não são todos que sabem sobre isso.
São poucas as gráficas que tem esse cuidado de explicar de forma simples aos seus clientes. Estão de parabéns!