Você sabe para que servem as placas de sinalização em ambientes comerciais e empresariais? É comum que empreendedores e funcionários, do setor administrativo que são responsáveis pelas compras da empresa, nunca tenham parado para analisar a importância da comunicação visual do ambiente de trabalho. As placas de sinalização de emergência geralmente são as mais conhecidas, uma vez que são exigidas por lei e compõem um dos critérios para liberação do alvará de funcionamento.
Você já se sentiu perdido dentro de um supermercado? Talvez você estivesse na área do açougue e não sabia como se deslocar para chegar ao setor de materiais de limpeza. Ao procurar um funcionário do estabelecimento, ficou nervoso ao não encontrar alguém para ajudar... Atualmente, os serviços de autoatendimento estão cada vez mais comuns e para que o consumidor não fique literalmente perdido, e é nesse cenário que as placas de sinalização são essenciais!
Situações semelhantes podem ocorrer dentro de um hospital, de um shopping, de uma escola, de um salão de festas (durante um evento), de um auditório, de um restaurante. Até mesmo dentro de escritórios, os funcionários podem se perder ao terem que acessar uma área até então desconhecida. As chances desse tipo de situação ocorrer aumentam quando o escritório está recebendo um fornecedor e/ou clientes. Mas são poucas as empresas que se questionam: Para que servem as placas de sinalização e como elas podem ajudar o meu negócio a crescer?
Acompanhe o texto a seguir, e compreenda melhor para que servem as placas de sinalização e a importância dessas para o desenvolvimento das atividades diárias do seu negócio! Saia na frente da concorrência e agregue ainda mais valor os seus serviços e produtos ao estabelecer uma comunicação visual assertiva.
O que é comunicação visual assertiva?
O ser humano se diferencia dos demais animais pela capacidade de estabelecer linguagens que vão além da expressão corporal, a partir de sistemas sofisticados de comunicação. É essa habilidade comunicacional que permite que a organização social humana aconteça de forma ordenada, padronizada e acessível a diversos indivíduos.
A comunicação humana divide-se, basicamente, em dois grandes grupos: a comunicação verbal e a não verbal. A comunicação verbal é subdividida em oral e escrita, enquanto a não verbal pode apresentar diversas subdivisões, estando todas essas subdivisões ligadas aos cinco sentidos humanos: audição, visão, olfato, paladar e tato.
A sociedade contemporânea, fortemente influenciada pelo mundo digital, pela internet, tem se tornado cada vez mais visual, como por exemplo com o emprego de emojis, figurinhas personalizadas e gifs em conversas de aplicativos de mensagens instantâneas para smartphone, os quais apresentam a capacidade de substituir frases e até textos longos.
Comunicação Visual: Linguagem Rápida e de Fácil Compreensão
Os indivíduos têm tido cada vez menos tempo e a comunicação visual tem se tornado uma opção bastante eficaz para estabelecer uma linguagem rápida, de fácil acesso e com alto potencial assertivo (quando bem elaborada). A ciência que estuda a linguagem visual é denominada Semiótica, desenvolvida pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce no final do século XIX e início do século XX. É a Semiótica que estuda os símbolos e os ícones, por exemplo, de cada cultura e aqueles que se apresentam sob compreensão universal.
A linguagem verbal e não verbal podem ser utilizadas em conjunto, como em placas indicativas de banheiro, em shopping centers, que apresentam o desenho de uma seta (indicativa do sentido a ser seguido pelo usuário do ambiente) e pela palavra escrita “Banheiro”, que pode estar em português e/ou outras línguas.
Questionar para que servem as placas de sinalização é essencial para o desenvolvimento da identidade visual de uma marca, indo muito além da criação de logos, material de papelaria e placa de identificação externa. A comunicação visual assertiva é aquela que consegue transmitir a mensagem proposta, sem criar ruídos, incertezas, ou dúvidas para o receptor da mensagem. Por esse motivo, deve-se utilizar símbolos padronizados, como o desenho de um cigarro dentro de um círculo, com um traço diagonal, indicando que é proibido fumar.
Assim como as formas comunicam, as cores também desempenham essa função: placas indicativas costumam ser azuis e retangulares enquanto as de proibição são vermelhas e circulares. Há normas e legislações específicas, para cada setor mercadológico, mas de forma geral as placas de sinalização são padronizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As placas devem ser colocadas em locais de grande movimento e de fácil acesso visual, podendo apresentar até dimensões pré-estabelecidas. A sinalização contra incêndio (comum a todas as empresas), por exemplo, é regida pela NBR 13.434 de 2005 e pela Instrução Técnica Nº20 de 2005 do Corpo de Bombeiros.
O que são e para que servem as placas de sinalização empresarial?
Qualquer ambiente que apresente alta circulação de pessoas pode e deve ser pensado estrategicamente a partir do posicionamento de placas de sinalização com o intuito principal de direcionar o fluxo desses usuários. Essas placas são elementos ambientais que estabelecem uma comunicação visual (verbal, não verbal ou as duas em conjunto) de forma a facilitar a realização das atividades cotidianas, assim como aquelas atividades próprias de situações de risco, de emergência que exigem raciocínio e ações rápidas.
Para que servem as placas de sinalização interna? Servem para proteger o patrimônio material da sua empresa em caso de acidentes com fogo e materiais químicos; para proteger o patrimônio intelectual da sua empresa, salvando a vida de seus funcionários e evitando a ocorrência de acidentes de trabalho; para evitar que seus clientes fiquem perdidos dentro do seu estabelecimento e desistam de comprar; para identificar salas de reunião, banheiros e áreas de estoque; para informar que na sua empresa tem wi-fi disponível, dentre outras inúmeras funcionalidades.
A lógica de utilização das placas de sinalização internas tem como origem as placas de trânsito, as quais têm a função de direcionar o fluxo de automóveis nas diversas vias de circulação e evitar acidentes. As placas de sinalização internas surgem devido à necessidade de tornar informações básicas, sobre a utilização do ambiente, disponíveis para qualquer pessoa que circule pelo espaço sinalizado.
Tipos de placas para sinalização interna
Após compreender para que servem as placas de sinalização, é interessante saber identificar os principais tipos e aqueles mais adequados para o seu negócio. Veja, a seguir!
Proibição: Tem o objetivo de coibir ações capazes indesejadas no ambiente em questão e que em muitos casos podem resultar em graves acidentes. São placas que indicam que é proibido fumar, utilizar o telefone, falar alto (próximo a estúdios de gravação de aulas EAD), produzir chamas, são alguns exemplos.
Alerta: Visam comunicar o usuário sobre materiais e/ou situações de risco, as quais ele pode ser exposto de forma involuntária. Placas de alerta sobre presença de cachorro bravo; sobre presença de material radioativo; sobre ambientes com temperaturas extremamente baixas (como frigoríficos); ambientes monitorados por câmeras.
Orientação e Salvamento (emergência): Esse tipo de placa deve apontar ações a serem realizadas em situações de emergência. Por exemplo, como quebrar o vidro da janela de um ônibus para evacuar passageiros em perigo; como utilizar um extintor de incêndio; como proceder em caso do acionamento de alarmes de segurança.
Equipamentos: Identificam o tipo de equipamento disponível para situações de risco ou para atividades diárias que exigem atenção para evitar acidentes. Placas de exigência de uso de EPIs (equipamentos de proteção individual); de identificação de área com extintor de incêndio; de identificação da presença de máquinas pesadas.
Educativas: São utilizadas para conscientizar os usuários sobre regras de boa convivência. Placas que avisam para dar descarga no vaso após o uso; placas que solicitam que as luzes sejam desligadas quando o funcionário vai sair do ambiente; placas que solicitam a manutenção da limpeza dos ambientes.
Indicativas: Esse tipo de placa é utilizada para apontar direções e rotas de fuga. Por exemplo, placas que indicam a direção de onde se encontra a sala da diretoria; o acesso a uma escada; a direção de banheiros.
Identificação: A função principal é situar o usuário do ambiente sobre o local onde ele está adentrando. Essas placas são comumente fixadas na porta dos banheiros identificando se é feminino ou masculino; se é apropriado para deficiente; se tal ambiente se trata da sala da gerência ou do setor de marketing.
Materiais mais comuns para placas de sinalização
Conheça os materiais, e suas características, mais comuns para a produção de placas de sinalização empresarial:
PVC: é um material plástico indicado para placas de sinalização interna e externa. Pode apresentar tamanhos e cortes variados, sendo ideal para formatos personalizados.
Acrílico: Material com grande variedade de cores e graus de transparência/opacidade. Apresenta baixo custo, grande variedade de formas, é mais resistente e leve do que o vidro.
Aço Inox: Material nobre, indicado para quem deseja uma placa de sinalização durável, elegante e com excelente acabamento.
Alumínio: Material indicado para área interna e externa, sendo resistentes a altas temperaturas e com alta durabilidade.
Material Fotoluminescente: Ideais para sinalização contra incêndio, possibilitam que as informações sejam visualizadas no escuro. Material também muito utilizado em boates e cinemas.
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