Ao final de cada ano, a Pantone divulga a cor que será tendência para os próximos 12 meses. E não foi diferente com a Pantone 2023: no dia 1º de dezembro, a empresa fez a divulgação pegando muitos profissionais de surpresa com a cor escolhida.
Esta escolha é um dos momentos mais esperados do ano por profissionais das áreas da comunicação visual, arquitetura, decoração, moda e indústria gráfica, afinal a cor divulgada norteará todos os trabalhos do ano.
Você já sabe qual é a cor Pantone 2023? Ao longo deste artigo, vamos explicar T-U-D-O o que você precisa saber sobre o assunto. Se você quer se manter atualizado sobre as tendências em cores, continue conosco. Boa leitura!
O que é Pantone?
Muito se fala sobre a cor Pantone do ano, mas poucos realmente sabem o que este nome significa. Pantone é uma empresa americana, fundada em 1962, em Nova York. Ela é considerada uma autoridade no assunto de cores por profissionais que trabalham no ramo da moda, design e decoração.
A empresa conta com tecnologias e sistemas diferenciados que conseguem reproduzir as cores de forma precisa. Por isso, a Pantone é conhecida em todo o mundo como "a linguagem padrão para comunicação" quando se fala sobre cores.
Mais sobre a história da Pantone e importância na comunicação visual e na indústria gráfica
Ao criar a Pantone, o fundador Lawrence Herbert apresentou uma visão sobre as cores completamente diferente do que era imaginado até então. Segundo ele, cada pessoa interpreta o espectro de cores de uma forma diferente. Logo, era preciso criar um manual que fornecesse um norte para quem trabalha em áreas como a comunicação visual e a indústria gráfica.
Assim, Herbert criou o manual de cores Pantone Matching System. Por meio dele, é possível identificar, comunicar e formar correspondências entre as cores. Distorções causadas pelo que se vê em um monitor e o que sai na impressão, por exemplo, não seriam mais problema.
Essa verdadeira revolução trazida pelo criador da Pantone foi um divisor de águas em diferentes áreas. A partir da criação da Pantone, foi possível identificar as cores de forma correta, evitando distorções, seja por causa de um aparelho ou da própria interpretação.
Qual a cor Pantone 2023?
Com certeza você já deve ter visto na internet, principalmente nas redes sociais, matérias sobre a cor Pantone para o ano de 2023. O nome dela é Viva Magenta (Pantone 18-1750). Este vermelho mais ousado tem como objetivo trazer criatividade, força e vitalidade para as relações e atividades do ano.
Uma das explicações para a cor que representa o ano de 2023 foram as situações difíceis pelas quais o mundo passou nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19. O vermelho em movimento busca trazer animação e pulsação constante para a vida das pessoas.
Como a indústria utiliza essa referência na impressão?
O CMYK é o modo padrão de impressão de materiais. Ele representa a união de quatro cores: ciano, magenta, yellow e black. Em projetos especiais onde é necessário precisão nas cores, as gráficas trocam o modo CMYK pelo Pantone. Em alguns casos, ao invés da substituição, as empresas podem apenas incluir o Pantone.
Para trabalhar com Pantone, as gráficas precisam de uma tecnologia mais moderna e softwares que foram pensados para isso. Essa troca do modo CMYK pelo Pantone traz muitos benefícios, mas também pode ter um custo bastante elevado.
Por que a escala Pantone é tão importante?
Engana-se quem pensa que a cor do ano é escolhida a esmo pela Pantone. Muito pelo contrário: ao longo dos anos, esta divulgação se tornou tão importante, pois é embasada em estudos (incluindo a Psicologia) sobre tendências de cores. A empresa não chegou ao Viva Magenta para o Pantone 2023 ao acaso. Existem bases teóricas que fizeram com que os criadores chegassem a esta cor.
Outra questão que mostra a importância da Pantone para determinadas áreas da sociedade diz respeito a maior clareza e definição, aspectos necessários para quem trabalha diariamente com as cores. Além disso, a escala Pantone possibilita que o profissional insira em seu projeto cores únicas e especiais, como as fluorescentes e as metálicas.
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Por que e como utilizar a escala Pantone na comunicação visual?
A escala Pantone deve ser usada em alguns casos específicos, ou seja:
- Quando você precisa trabalhar com apenas uma ou com mais cores do que as disponíveis no modo CMYK;
- Quando você necessita, obrigatoriamente, manter um padrão de cor de um produto ou marca (o vermelho da Coca-Cola, por exemplo, é único e não pode apresentar distorções);
- Quando no projeto você precisa usar cores metálicas ou fluorescentes. Neste caso, elas estão disponíveis apenas na escala Pantone.
Geralmente, a escala Pantone é usada apenas para grandes tiragens (acima de 10 mil exemplares). Isso faz com que o custo, mais elevado se comparado ao modo CMYK, seja absorvido pelo número maior de cópias.
Falando especificamente sobre a cor do ano, ela é bastante utilizada em áreas onde a tendência tem extrema importância. Decoradores, arquitetos, modistas e designers de interiores costumam usar a tonalidade do ano em seus projetos, uma vez que ela representa o que está em alta no momento.
Já no caso da identidade visual da empresa, você pode usar o Pantone (seja a cor do ano ou todas as outras disponíveis) para remodelá-la. É importante que você não troque todas as cores, pois elas representam o seu negócio e isso pode ser muito ruim em termos de comunicação.
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