Você sabia que as Placas Fotoluminescentes servem para manter a comunicação visual e garantir a segurança de um determinado local ou ambiente? Elas são em sua maioria fundamentais para alertar e garantir a segurança de funcionários e visitantes nos ambientes, informando e alertando para perigos e possíveis riscos através da sua capacidade de emissão de luz e brilho em ambientes totalmente sem luz, em locais onde ocorreu o corte ou queda de energia elétrica, seja por problemas técnicos ou em casos mais graves.
Neste artigo, iremos orientar você sobre as exigências da lei a respeito da sinalização de emergência e rota de fuga, como funcionam e como deixar o seu ambiente identificado da forma correta. Acompanhe!
Como funciona a placa fotoluminescente?
As placas fotoluminescentes tem como objetivo informar ao usuário sobre as localizações de equipamentos de combate ao incêndio e indicar as rotas de fuga no ambiente em que a pessoa se encontra.
Um grande diferencial desse modelo de placas é o uso da tinta fotoluminescente, que permite que elas possam ser visualizadas com facilidade mesmo em condições de ausência de luz.
A emissão de fotoluminescência ocorre devido à presença do pigmento utilizado na impressão da placa, que é capaz de emitir luz própria por um período determinado após ser exposto a uma fonte de luz, seja ela natural ou artificial.
Na maioria dos modelos comercializados, as placas oferecem uma possibilidade de emissão de até 30 horas de luz. São produzidas em materiais que não propagam chamas e que oferecem grande resistência em ambientes internos e externos, incluindo as intempéries do tempo.
Quais as normas para a sinalização com as Placas Fotoluminescentes
A sinalização fotoluminescente é obrigatória e fiscalizada pelos bombeiros e deve seguir a Norma Brasileira NBR 13.434, elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Apesar de serem mais comuns em locais de grande circulação de pessoas, como indústrias, complexos comerciais, edifícios residenciais, escolas e universidades, hospitais, entre outros locais público e privados, a sinalização também é obrigatória em locais com menor fluxo de pessoas, incluindo pequenos comércios como padarias, farmácias, lojas, restaurantes, escritórios, entre outros estabelecimentos. Segundo a norma, todas as edificações e áreas de risco devem ser sinalizadas, exceto residências unifamiliares, ou seja, em locais onde vivem apenas uma família.
Informe-se: Prevenção e combate a incêndios nas empresas!
Quais características e informações devem constar nas Placas Fotoluminescentes?
As placas fotoluminescentes contém informações e características importantes. Por exemplo, a cor de cada tipo de identificação muda conforme a finalidade. E sua intensidade luminosa oferece boa visibilidade e qualidade. As cores refletidas durante o período de ausência de luz variam de acordo com o grau de luminosidade emitida pelo ambiente, ou seja, quanto maior a ausência de luz, maior será a intensidade da cor emitida pela placa.
O layout das placas de sinalização fotoluminescentes segue um padrão universal de comunicação, com o objetivo de facilitar a compreensão do público da mensagem sinalizada na placa. Por isso, são normalmente compostas por pictogramas, setas e textos curtos. Além disso, as cores seguem um padrão de sinalização conforme as normas da ABNT.
São produzidas em PVC e devem obrigatoriamente ter o efeito fotoluminescente, devido a importância da sinalização poder ser visualizada em casos de falta de energia, ausência de luz, como é comum em situações de emergência.
Grande parte das placas fotoluminescentes são fixadas com aplicação de fita dupla face no verso e fixada em paredes com indicação adequada, ou com furos e parafusos. Também podem ser fixadas com uso de arruelas ou ainda em cantoneiras para fixação em tetos, ao longo do local indicado para sinalização da rota de fuga.
Ao procurar placas sinalizadoras fotoluminescentes para sua empresa leve em consideração a idoneidade dos fornecedores e exija qualidade e durabilidade para garantir a segurança do seu ambiente e a proteção do público que frequentam o local.
Evite multas e aposte em produtos de alta resistência e que estão de acordo com as exigências legais!
Invista na Sinalização Fotoluminescente da sua Empresa!
Padronize a sinalização da sua empresa com as placas de sinalização de emergência e rota de fuga fotoluminescentes da AfixGraf.
A Afixgraf é uma empresa especialista em identificação e comunicação visual, presente no mercado há mais de 14 anos. Oferecemos garantia de qualidade das nossas placas, assegurando uma sinalização confiável e efetiva para a sua tranquilidade e segurança de todos.