Você conhece as diferenças entre o poliestireno e o polipropileno? Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre eles e, inclusive, adquirido materiais que os contêm em sua composição. Na AfixGraf, o poliestireno e o polipropileno são muito utilizados na fabricação de materiais que pertencem à família dos plásticos.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o poliestireno e o polipropileno e sanar todas as suas dúvidas, assim como descobrir como eles podem ser muito úteis na comunicação visual? Siga lendo este artigo para aprender mais
Que tal compreender antes um pouco sobre esses componentes:
O que é poliestireno?
O poliestireno (PS) é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil-benzeno). Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água, utilizando-se peróxidos para iniciar a reação.
Tipos de poliestirenoO PS pode ser utilizado de três diferentes maneiras:
- como poliestireno comum, também chamado de cristal (semelhante ao vidro);
- como poliestireno de alto impacto (não transparente e mais resistente);
- na forma de isopor.
Características do poliestireno cristal e suas aplicações
O poliestireno cristal é bastante parecido com o vidro. No estado cristalino, o poliestireno é mais fácil de quebrar e menos flexível, além de ter um maior índice de refração e ser bem mais transparente. O poliestireno cristal é utilizado principalmente na área industrial e como matéria-prima para a fabricação de produtos em larga escala.
O poliestireno cristal é utilizado em diversos materiais de uso diário, como em capas de CDs, copos descartáveis, pentes, tesouras, escovas, potes de iogurte e, inclusive, em pipetas descartáveis em laboratórios. Brinquedos, cartões de crédito, mangueiras e cortinas de chuveiro também são feitos de PS ou possuem o produto na sua composição.
Na AfixGraf, o poliestireno cristal é utilizado para fabricar as placas de sinalização e todas as barreiras de proteção contra o Covid-19.
O poliestireno cristal na comunicação visual
A chapa de poliestireno é o termoplástico mais requisitado para aplicações em comunicação visual e se caracteriza por sua dureza e facilidade de usinagem. O PS proporciona um excelente acabamento aos materiais de comunicação visual, possibilitando a fabricação de diversos modelos de:
- Impressões gráficas;
- placas de sinalização (externas e internas);
- placas de decoração;
- displays de produtos em geral;
- painéis;
- fachadas;
- embalagens de produtos, inclusive descartáveis;
- totens;
- barreiras de proteção;
- brindes promocionais;
- silk-screen;
- adesivação.
Limpando o poliestireno cristal
A limpeza do poliestireno cristal é bastante fácil de ser realizada, por isso o material está sendo utilizado amplamente na confecção de barreiras de proteção contra o Covid-19. Você precisará apenas de um pano limpo umedecido com água e sabão ou detergente neutro. Para isso, você passará o pano com os produtos e irá retirar o excesso com água.
Cuidado: não devem ser utilizadas esponjas abrasivas, palhas de aço ou similares. Também não se deve usar abrasivos, como tíner ou acetona, pois eles podem causar fissuras na chapa. Em caso de manchas de graxas ou óleos, você deve utilizar querosene para remoção e, posteriormente, passar um pano limpo com água e sabão neutro.
Agora que você já conhece sobre o Poliestireno, que tal conhecer mais do Polipropileno?O que é polipropileno?
O polipropileno, também chamado apenas de PP, é um plástico que pode ser moldado quando o submetemos a temperaturas elevadas. Ele é classificado como um termoplástico (se molda sob efeito do calor). Os materiais fabricados em polipropileno são rígidos, brilhantes, transparentes e inquebráveis. Este plástico é bastante utilizado na fabricação de filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis. O melhor de tudo é que ele pode ser reciclado, como veremos a seguir.
Principais características do polipropileno
Entre as principais características do polipropileno, encontramos:- baixo custo;
- resistência química;
- fácil moldagem;
- fácil coloração;
- resistência moderada ao impacto;
- boa estabilidade térmica;
- atóxico;
- resistência à flexão;
- baixa absorção de umidade.
Usos do polipropileno
O polipropileno é utilizado para a fabricação de vários materiais que utilizamos diariamente em casa e no trabalho. Ao adquirir determinado produto, é incomum você pensar em como ele foi produzido e na matéria-prima que foi utilizada. Por isso, a AfixGraf apresenta agora para você os principais usos do polipropileno:
- embalagens flexíveis;
- sacos para grãos e fertilizantes;
- cadeiras plásticas;
- brinquedos;
- copos plásticos;
- eletrodomésticos;
- tampas de refrigerantes;
- seringas de injeção;
- autopeças;
- Tupperware.
O polipropileno é reciclável?
Por se tratar de um termoplástico, a reciclagem do polipropileno é possível. O material sofre aquecimento, torna-se maleável e pode se transformar em novos produtos. Mais do que possível, a reciclagem do polipropileno é uma necessidade, pois o material é utilizado por muitas empresas e tem um grande valor agregado. É claro que além do valor financeiro, reciclar plásticos é uma necessidade para podermos melhorar as condições do meio ambiente do planeta em que vivemos. Por isso, incentivar a reciclagem é dever de todos nós.
Benefícios da reciclagem do polipropileno
A reciclagem do polipropileno traz muitos benefícios para a empresa que o faz, principalmente na área econômica: redução de custos com matéria-prima, promoção da preservação do meio ambiente e versatilidade de aplicações.
Principais diferenças: Poliestireno vs Polipropileno
Tanto o poliestireno quanto o polipropileno são plásticos. Ambos são bastante utilizados na produção de descartáveis. Se você os colocar lado a lado, dificilmente perceberá a diferença entre eles. A diferenciação dos materiais é feita por um triângulo reciclável com o número “5” e as letras “PP” para designar o polipropileno. Já o poliestireno, é reconhecido pelo símbolo triangular de reciclável com o número “6” e as letras “PS”.
• Resistência
Os materiais diferem também quanto à resistência. O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.
• Brilho
O brilho é outro elemento que difere ao compararmos materiais feitos de poliestireno e polipropileno. Enquanto o primeiro é mais opaco e de aparência mais frágil, o segundo é mais brilhante.
• Desvantagens do polipropileno
O polipropileno tem poucas desvantagens, porém podemos destacar a baixa resistência à variação brusca do clima, o que pode, por exemplo, causar manchas e perdas de propriedades quando expostas ao sol.
As diferenças entre os materiais podem parecer insignificantes para o consumidor, porém, para a indústria de recicláveis, essas pequenas variáveis são bastante importantes. Quando há a mistura dos dois (PS e PP), todo o processo de reciclagem pode ficar comprometido.
Invista em materiais de alta qualidade para sua empresa!
Agora que você já viu as principais características do poliestireno vs polipropileno, porque não investir em uma solução de comunicação visual para a sua empresa? Entre em contato conosco. Temos uma equipe preparada para te ajudar com o seu projeto personalizado, confira!
2 Comments
Gostaria de saber qual o tipo de cola encontrada no mercado é a mais indicada para colagem em plásticos polipropileno.
Eu testei com as colas ou adesivos abaixo, mas todos soltam.
1.adesivos epoxi
2.cola pvc (usadas em canos de água)
3.cola branca (aquela escolar)
4.silicone branco
5.super cola trasparente 451
6.cola Teckond Ultimate III (muito para fita de borda de madeira e moveis)
7.cola bastão de aquecimento.
conforme acima