Quando pensamos em estratégias de marketing, qualquer pequeno detalhe importa. O que na sua percepção pode ser um grande atrativo na busca por novos clientes, pode acabar se mostrando um empecilho no momento de fechar a venda do produto ou a contratação do serviço.
No marketing, a Psicologia das Cores desempenha um papel fundamental. A seguir, vamos entender como a influência das cores sobre os indivíduos começou a ser estudada, o que cada tom representa e porque esta teoria é relevante para o seu negócio.
Alerta de spoiler: este conteúdo está super interessante e você pode mudar de forma positiva a percepção dos consumidores sobre a sua empresa utilizando as cores certas. Vamos lá? Boa leitura!
Como surgiu a percepção da influência das cores?
Há muitos séculos as cores e a sua influência na vida do ser humano vem sendo estudadas. Os primeiros registros desta teoria mencionam Aristóteles, no século IV a.C., quando o filósofo falava sobre o azul e o amarelo como cores primárias e representativas da polaridade (sol e lua, masculino e feminino).
Entre os séculos XVII e XVIII, Newton criou a Teoria das Cores, descobrindo a luz branca e também que a mistura entre as cores resultava em tons diferentes.
Mas foi apenas com o artista alemão Johann Wolfgang von Goethe, entre o final do século XVIII e o início do século XIX, que o aspecto psicológico das cores passou a ser analisado.
Goethe, criador da Psicologia das Cores, percebeu que os tons eram capazes de despertar sentimentos distintos - raiva, alegria, nervosismo, tranquilidade - nos indivíduos. De acordo com ele, a identificação de uma determinada cor depende do ambiente, da luz e da percepção única de cada pessoa.
Psicologia das Cores: o que representa cada uma?
Cada cor tem um significado único e elas podem influenciar de forma positiva ou negativa o seu negócio. Essa teoria, conhecida como Psicologia das Cores, ganhou o mundo e é sempre levada em consideração na hora de usar diferentes cores na criação da comunicação visual de uma empresa.
Caneta e papel na mão: é hora de conhecer o que cada cor representa de acordo com a Psicologia das Cores, estudo do artista alemão Goethe:
Vermelho
O vermelho remete à ação e ao movimento. Alguns estudos, inclusive, mostram que, apenas ao ver algo nessa cor, os batimentos e a pressão sanguínea dos indivíduos aumentam.
Se você quer transmitir confiança e intensidade, aposte no vermelho. Outros sentimentos que a cor aflora: paixão, calor, raiva, perigo, violência e excitação.
Amarelo
Amarelo é a cor da energia, do estímulo e do dinamismo. Esta cor, inclusive, ajuda a aumentar a concentração. Ela traz conforto e felicidade, sendo responsável por despertar emoções de alegria, sabedoria, otimismo, inveja e covardia.
Azul
Quando você entra em um ambiente onde as paredes são azuis, o que você sente?
Essa cor é responsável por trazer tranquilidade, calma e serenidade. Não é à toa que muitos hospitais e outras instituições de saúde (casas de repouso, por exemplo), fazem uso da cor azul na decoração.
O azul aflora sentimentos de tranquilidade, harmonia, lealdade, confiança, limpeza, frio e depressão.
Verde
O verde é a cor da saúde, pois está associado à fertilidade, vitalidade e natureza.
Esta cor tem o poder de aliviar o estresse e acalmar os indivíduos.
O tom verde é responsável por despertar nos indivíduos sentimentos relacionados à boa sorte, orgulho, perseverança, generosidade, juventude, ciúme, imaturidade e meio ambiente.
Laranja
O laranja traz à tona os mesmos sentimentos do vermelho, porém em menor escala. Esta cor está relacionada à animação, alegria e sociabilidade.
Ao ter contato com o laranja, os indivíduos sentem entusiasmo, calor, energia, extravagância e amizade.
Roxo/ Violeta
O roxo é comumente utilizado por artistas que estão passando por fases de bloqueios criativos. Ele pode ser relacionado à tranquilidade, calmaria e, em algumas religiões, à fé. Também representa a riqueza, a nobreza e o sucesso.
Entre as emoções que afloram com a cor roxa estão: intimidade, sensibilidade, sabedoria, mistério, erotismo e arrogância.
Rosa
O rosa remete à ternura e à delicadeza, por isso é uma cor bastante utilizada no marketing de lojas que tem como foco o público feminino. Desperta emoções de pureza, fragilidade, beleza e suavidade.
Preto
O preto representa poder, elegância, força e neutralidade. Assim como o roxo, transmite uma sensação de mistério. É relacionado a sentimentos de curiosidade e medo. É um tom usado mais para o público masculino.
Branco
Também é uma cor neutra, mas que, em oposição ao preto, representa tranquilidade, luminosidade e leveza. Traz aos indivíduos uma ideia de calma, frescor e pureza. O branco é ótimo para ser associado a outras cores.
Por que a Psicologia das Cores pode ser relevante para o meu negócio?
A Psicologia das Cores exerce um papel essencial no fortalecimento da sua marca frente ao público. Ela agrega valor ao seu negócio e é capaz de despertar inúmeras emoções nos clientes, diferenciando a sua empresa de forma positiva dos concorrentes.
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Como escolher a cor certa para cada situação e favorecer a minha marca?
No momento de escolher as cores da sua marca, você precisa levar em consideração algumas questões, como:
- Valores que a sua empresa deseja passar ao público;
- Quantidade de cores que você tem vontade de utilizar;
- Cor que será usada como base;
- Cor da assinatura do branding.
É importante estudar mais a fundo a Psicologia das Cores para não correr o risco do seu negócio ser taxado como algo apelativo. Digamos que você venda artigos de sex shop, por exemplo, optar pelas cores vermelho e preto pode parecer certo, mas são tons extremamente óbvios para este ramo.
Além disso, na hora de escolher uma ou mais cores para montar a identidade visual, é importante tomar como base a cultura da empresa e o que os tons significam e nunca os gostos pessoais.
Aproveite que agora você está por dentro da influência das cores e entende como utilizá-las de forma estratégica, para montar um projeto de comunicação visual para a sua empresa com a ajuda dos nossos especialistas!