Você já parou para pensar em como a sua marca é vista pelos consumidores? Pare o que você está fazendo por um minuto e reflita: o seu produto tem uma apresentação atrativa, que gera curiosidade nos clientes e desejo de compra?
Se você não sabe a resposta ou se a tendência é que o seu produto não se destaque em meio aos concorrentes, você precisa avaliar a apresentação, ou seja, o rótulo. Nos dias atuais, ter um rótulo personalizado é essencial.
A importância dos rótulos personalizados para a sua estratégia
Muitas marcas acabam não dando a devida importância para o rótulo: é ele que promove a primeira notável diferenciação entre o seu produto e o do concorrente.
Ter um rótulo personalizado pode impactar diretamente nas suas vendas e, inclusive, fazer com que você gaste menos em outras estratégias de marketing que, talvez, não seriam tão eficientes.
Mas, antes de falar sobre como o rótulo é importante para a comunicação entre você e o cliente, vamos ao básico: você sabe o que é um rótulo?
A seguir você irá entender mais sobre esse produto e o que não pode faltar em um rótulo atrativo para chamar a atenção do público.
O que são rótulos?
Rótulos são todos os tipos de inscrições, legendas e imagens que estão impressos ou colados em embalagens de alimentos e bebidas. Um rótulo contém uma série de informações a respeito do produto: características, ingredientes, qualidades, fabricante, prazo de validade, lote, entre outros. Reflita: O que mais chama a sua atenção ao avistar um produto na prateleira? Pois é, o rótulo!
Para que serve o rótulo personalizado?
A função primordial do rótulo é informar o consumidor. Ele foi criado com apenas um objetivo: explicar ao leitor sobre o produto. Lendo o rótulo, o consumidor tem em mãos mais informações para poder escolher entre um ou outro produto e considerar o que melhor atende às suas necessidades.
Com o passar do tempo, porém, o rótulo ganhou uma segunda função tão importante quanto a primeira: ele tornou-se um canal de comunicação entre empresa e cliente.
Hoje o rótulo é, além de um informativo, uma ferramenta de marketing, um símbolo de atração, que faz com que você se direcione para determinado produto e o compre novamente.
O que deve conter no rótulo do produto?
Conforme vimos anteriormente, um rótulo personalizado é a principal fonte de informações para o consumidor sobre um determinado produto. Ele é obrigatório por lei e deve conter informações claras e precisas sobre o conteúdo, uso, composição e riscos do produto para pessoas alérgicas, por exemplo.
Algumas informações que devem estar presentes em um rótulo de produto incluem:
- Nome do Produto: Deve ser descritivo e claro, indicando o tipo de produto de maneira compreensível e a sua finalidade;
- Lista de ingredientes: Deve incluir todos os ingredientes na ordem decrescente de quantidade, incluindo aditivos, corantes e conservantes;
- Quantidade Líquida: A quantidade de produto em volume ou peso deve ser precisa;
- Data de Validade: Deve indicar o período de tempo em que o produto é considerado seguro para o consumo ou uso;
- Instruções de Uso: Essas informações devem estar expressas de maneira simples, indicando como o produto deve ser usado corretamente;
- Advertências: Deve incluir avisos sobre possíveis riscos ou efeitos secundários do uso do produto;
- Informações Nutricionais: Devem ser incluídas para produtos alimentícios, adicionando quantidades de calorias, gordura, sódio e outros nutrientes;
- Nome e Endereço do Fabricante: Deve haver o nome e endereço completo do fabricante para fins de contato e responsabilidade;
- Identificação do país de origem: Para produtos importados, deve-se indicar o país de origem.
Saiba como escolher o melhor tipo de adesivo para o seu rótulo personalizado!
Rótulos personalizados para diferenciação da sua marca
Uma imagem bonita e bem construída chama a atenção, não é mesmo? Quem nunca passou pela rua e teve o olhar atraído por um outdoor colorido e com uma frase impactante? O mesmo acontece no supermercado: quem nunca ficou tentado a levar um determinado produto por causa do rótulo?
Todos nós, em algum momento, já sentimos curiosidade de conhecer alguma marca por causa da sua apresentação. Enquanto você pode ter apenas pensado em adquirir o produto, centenas de outras pessoas efetivaram a compra após conferir as imagens e informações presentes nos rótulos e etiquetas.
Rótulos de produtos e experiência do consumidor
Com a crescente utilização do rótulo como ferramenta de marketing, também ajudam a criar expectativas sobre o produto e influenciam a decisão de compra do consumidor.
Por exemplo, se um rótulo afirma que o produto é orgânico, cruelty-free ou vegano, isso pode ser um fator determinante para algumas pessoas na hora da escolha. Assim como informações que ficam em destaque sobre a quantidade de calorias podem ser decisivas para pessoas que seguem uma alimentação mais regrada.
Ao pensar na personalização do rótulo para o seu produto é fundamental agir de forma estratégica, causando não só uma boa impressão visual mas também garantindo uma comunicação clara e objetiva para que o consumidor realize uma compra assertiva e satisfatória.
Benefícios de investir no rótulo personalizado
Investir em um rótulo personalizado é essencial e traz inúmeros benefícios para a sua empresa e a sua comunicação visual. Entre os principais, temos:
- Destaque no mercado: Um rótulo personalizado pode ajudar a chamar a atenção dos consumidores na prateleira e destacar o seu produto em relação aos dos concorrentes;
- Reconhecimento da marca: Um rótulo bem projetado pode ajudar a fortalecer a identidade da sua marca e aumentar o reconhecimento entre os consumidores. Um requisito indispensável em um rótulo é incluir a logomarca da empresa fabricante.
- Diferenciação: Um rótulo personalizado pode ajudar a diferenciar o seu produto de outros na mesma categoria e a destacar as características únicas que o diferem;
- Confiança do consumidor: Um rótulo profissional pode ajudar a transmitir confiança e qualidade aos consumidores, o que pode ser um fator importante na decisão de compra;
- Flexibilidade: Ao ter um rótulo personalizado, você pode escolher as informações que deseja incluir e como deseja apresentá-las, o que pode ser especialmente útil para produtos de nicho ou para uma abordagem de marketing diferenciada;
- Conformidade regulatória: Ao ter um rótulo personalizado, você pode garantir que esteja incluindo todas as informações regulatórias necessárias e atendendo aos requisitos legais aplicáveis;
- Valor aumentado: Um rótulo personalizado pode ajudar a aumentar o valor percebido do seu produto e a justificar preços mais elevados assim como no posicionamento de marca.
Destaque-se no mercado: 5 dicas para fazer um bom rótulo de cerveja artesanal.
Como fazer rótulos personalizados?
Agora que entendemos a importância dos rótulos personalizados para os produtos, é necessário pensar na parte prática, em como produzi-los e elaborá-los, para que, além das informações básicas e obrigatórias, possamos ter um rótulo realmente interessante, que converse com o seu público e que transmita visualmente a imagem e sensação desejada.
A seguir, lhe daremos 05 dicas valiosíssima para que você possa elaborar um rótulo de sucesso:
- Busque referências: Esteja atento a produtos concorrentes do mesmo nicho não para reproduzir a mesma ideia mas para ter um ponto de partida, um norte sobre a estética e de como iniciar;
- Inspire-se: Busque inspiração em design, sobre o que está em alta e as tendências;
- Alinhe as suas ideias e objetivos: Na prática, para produzir um rótulo você precisa definir características fundamentais, como tamanho, se será colorido ou preto e branco, tipo de recorte (especial ou reto) e a quantidade inicial do lote.
- Disposição das informações: Os rótulos de produtos em geral contém muitas informações. É necessário estar atento e pensar de forma estratégica para que os dados mais importantes, que podem ser inclusive o diferencial do seu produto, estejam em destaque e em lugar “privilegiado”.
- Escolha do tipo de material para impressão: A escolha do adesivo é fundamental para que todas as outras estratégias pensadas anteriormente tenham êxito. Imagina elaborar um rótulo perfeito e atrativo para o seu produto mas que ao se molhar, o adesivo se desfaça?
Invista em um Rótulo Personalizado para sua empresa!
Claro que entendendo o valor agregado que investir na personalização dos seus produtos através dos rótulos proporciona a sua empresa, você precisa agora de ajuda de profissionais competentes e experientes que possam lhe auxiliar nas escolhas e principalmente a selecionar o melhor tipo de material para cada necessidade.
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