Um dos pontos mais necessários no desenvolvimento de um projeto de comunicação visual é o conhecimento a respeito dos tipos de impressão e as mais variadas técnicas de suas aplicações, afinal entender essas premissas ajudará você a obter resultados ideais no meio impresso conforme o planejado.
Acompanhe as informações a seguir. Boa leitura!O que é serigrafia?
A serigrafia, também popularmente conhecida como silk ou silk-screen, é atualmente o processo mais utilizado para estampar peças em nylon / seda ou algodão como camisetas, moletons, jeans, bermudas, uniformes, entre outros.
Consiste no processo de tinta vazada, ou seja, pela pressão de um rodo ou puxador por exemplo, através de uma tela já preparada. Essa tela (conhecida como Matriz serigráfica), por sua vez normalmente fabricada em poliéster ou nylon, é esticada em um bastão de madeira, alumínio ou aço que permite que a “gravação” da tela seja dada pelo processo de fotossensibilidade, sobre um fotolito, sendo este conjunto colocados por sua vez sobre uma mesa ou apoio de luz.
O processo de serigrafia existe desde os tempos modernos no oriente médio, porém surgiu primeiramente com o estêncil para a aplicação de padrões em tecidos, móveis e paredes.
Acredita-se que este processo serigráfico tenha se originado em gravuras amplamente utilizadas em todo leste Asiático e originado na Dinastia chinesa durante a Antiguidade com método de impressão em tecidos e posteriormente em papel por volta dos anos de 960 e 1279 D.C. Depois, já no século XV, a população japonesa passou a usufruir do processo para transferir desenhos em tecidos de seda.
Durante os séculos XVII e XVIII ainda se usava esse tipo de impressão na estamparia de tecidos já na Europa, a serigrafia passou a ser utilizada para impressão em papel de parede feito de seda, linho e outros tipos de tecidos.
Além disso, apesar da técnica ser tão popular inicialmente no continente oriental, a serigrafia fez parte do movimento artístico mais conhecido chamado Pop Art, através de Andy Warhol (1928-1987). Ele foi um dos artistas mais influentes do século XX e maior precursor do movimento que ressignificou a técnica de serigrafia. Em suas obras, aliava a tinta acrílica ao sistema mecânico, o que possibilitou que ele ampliasse e copiasse seus trabalhos com qualidade, tornando este seu principal diferencial.
Com a expansão do mercado em todo os continentes, a técnica de tinta vazada ficou ainda mais refinada e mais precisa e hoje é considerada uma tecnologia industrial de grande influência.
No setor têxtil a serigrafia é popularmente conhecida e diferenciada por 3 tipos de processos:
Estampa / Serigrafia localizada
Mais tradicionais, as estampas localizadas são aquelas que quando realizadas apenas em partes específicas de um tecido oferecem um alto nível de detalhes de formas e escritas.
Um exemplo bem comum deste tipo de técnica, são em uniformes escolares, peças com aplicação de marcas, etc.
Estampa / Serigrafia Digital
Basicamente dependente de uma impressora, que transmite o desenho ou texto para uma superfície de um determinado material. Oferece muito mais agilidade no processo de produção, e menos variações de cores e detalhes.
Estampa / Serigrafia rotativas
Mais direcionada ao meio industrial, a técnica envolve áreas pré-definidas nos tecidos em repetição, seguindo um único padrão. Oferece maior custo benefício quando feito em maior quantidade comparado às demais técnicas.
Ainda que existam hoje máquinas serigráficas automatizadas dos mais variados modelos e funcionalidades há ainda muitas empresas que investem no processo manual, principalmente aquelas de pequeno e médio porte, pois esse é justamente um de seus grandes benefícios: a possibilidade de imprimir em itens diversos, com tamanhos e espessuras de variados tipos em um único equipamento, utilizando a mesma tela muitas vezes garantindo muito mais economia ao processo.O que é Impressão Digital?
A impressão digital é um dos processos mais utilizados para a confecção de materiais gráficos em geral. Feita diretamente no material, utilizando como matriz um arquivo digital, geralmente um arquivo em PDF ou Word, não necessita de chapas ou facas de corte, pois consiste no processo eletrônico, que registra as informações por um computador com dados digitais e converte para laser ou em sua forma mais inovadora a tecnologia de impressão UV.
Tornou-se popular em meados dos anos de 1990, quando passou a ser cada vez mais utilizada por empresas do segmento gráfico e outros meios de impressão. Em consequência desse crescimento quase todos os dias temos o contato com diferentes tipos de impressos feitos a partir desta técnica: como por exemplo: panfletos, cardápios, convites, cartões, dentre tantos outros.
Devido ao avanço tecnológico das formas mais tradicionais de máquinas gráficas e o surgimento de programas e computadores cada vez mais avançados e modernos, a impressão offset, que existe até os dias de hoje e que sempre foi considerada perfeita para grandes quantidades de uma mesma matriz, tornou-se muito mais rápida e produtiva comparado aos mais tipos de impressão ao longo dos anos.
As impressões digitais estão muito presentes no nosso dia-dia e facilitam muito nossas vidas, como em vias de simples trabalhos escolares, impressão de fotos, convites ou e até lembranças como canecas e canetas. Tudo isso feito por meio de impressão digital!
Impressão digital x Serigrafia? Qual investir para obter mais benefício?
O questionamento em relação aos processos serigrafia ou impressão digital já acontece há algum tempo no mercado, principalmente para profissionais do setor gráfico e têxtil, já que ambos em determinadas aplicações atendem a estes vastos mercados.
As principais dúvidas levantadas estão relacionadas aos custos de cada técnica diante dos mais variados usos no projeto de comunicação visual, além de fatores como prazo e qualidade.
No entanto, responder a esses questionamentos não é tão simples assim. O melhor custo benefício vai depender da necessidade que cada projeto exige, assim é possível definir a técnica de impressão que será feita.
Apesar de oferecer uma boa qualidade e resistência da impressão, a serigrafia envolve a criação dos fotolitos (similar aos filmes fotográficos), montagens, gravação das chapas, e até mesmo a manutenção das matrizes, dentre outros custos.
Devido a isso, a impressão digital está ganhando cada vez mais importância, pois agiliza consideravelmente o trabalho de impressão, o tempo de preparação e diminui os custos pela metade, aumentando a produtividade e, por consequência, o lucro final.
Entretanto, se você tem um único arquivo por exemplo e um volume grande de repetições, pode-se considerar a serigrafia / silk-screen como a melhor opção para este tipo de impressão.
Isso porque ela dará agilidade no processo de produção e, provavelmente, um custo mais competitivo comparado a impressão digital.
Vantagens da Impressão Digital
Sem a necessidade da confecção de uma matriz física, a impressão digital tornou muito mais fácil a produção de várias provas impressas do material antes de sua confecção definitiva, facilitando correções de texto, ajustes de cores e provas de impressões mais baratas, garantindo em 100% do seu processo:
- Maior variedade de cores e possibilidades de layouts
Sem limitação de desenhos e espessuras, o que contribui para combinações mais inovadoras e com mais qualidade.
- Correspondência de cores
Em tempo muito menor, sem necessitar de várias provas as cores através da gravação digital de informações já permite que a prova seja aprovada, assim a produção é imediata.
- Mais economia e mais Produtividade
Quanto maior a produção da tiragem, mais barato o produto se torna.
- Facilidade de produção
Processo de impressão muito mais fácil, sem necessidade de uma alta complexidade na organização e preparo de tintas.
- Valor agregado
Possibilita a confecção de diversos projetos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.
- Favorável ao Meio Ambiente
Vantagens da Serigrafia
A serigrafia por sua vez, ainda é muito utilizada justamente por ser um processo flexível que permite produzir grandes quantidades de um mesmo produto, além disso, pode ser usada em escala industrial, com equipamentos específicos, permitindo que uma única pessoa possa imprimir até mil exemplares por exemplo, entre suas principais vantagens temos:
- Personalização de produtos muito rápida
Baixo custo para pedidos grandes (centenas ou até milhares de unidades) com uma única matriz estipulada no menor tempo possível.
- Economia de Matriz
A matriz / tela pode ser reutilizada muitas vezes se for bem conservada e ainda ser armazenada para uso futuro.
- Adaptabilidade a superfícies
Pode-se personalizar qualquer coisa plana ou cilíndrica, como brindes, canetas, e não apenas tecidos, como PVC, MDF, vidro e outros. Além de tecidos, ele pode ser usado em materiais como plástico, papel, madeira, vidro, e superfícies, como esférica, cilíndrica, irregular, opaca e até mesmo brilhante.
- Variedade de cores
É possível usar tintas especiais como (dourado / prateado), cores metalizadas, cintilantes, cores fluorescentes, como em placas de sinalização de emergência e segurança que utilizam tintas especiais e até mesmo tintas que criam efeitos em relevo de pelúcia.
Então, qual técnica de impressão escolher?
De forma geral, se você ingressar no ramo das impressões, personalizações e até mesmo produção em nível industrial, não se prenda apenas a uma única técnica busque outras soluções e processos que possam agregar valor a sua marca e ao seu projeto e permita atender a sua empresa da melhor forma possível.
Invista em uma Impressão de Qualidade! Conheça nossas Soluções
A Afixgraf busca trazer soluções para seus serviços e consequentemente o melhor para seus clientes.
Através dessa característica, o nível de produtividade da equipe no processo é muito maior do que nas formas tradicionais de impressão, independente da técnica, oferecemos ainda mais benefícios e custos em qualquer projeto! Entre em contato com nossa equipe comercial hoje mesmo!