A segurança no trabalho depende de uma série de fatores e de um bom planejamento. Um componente muito importante, exigido por lei, é o uso de sinalização visual, que deve estar presente em todos os ambientes. Porém, mesmo negócios que não lidam com alto nível de risco ainda podem extrair um grande benefício desses recursos.
Entender como esses elementos visuais são utilizados e como aplicá-los em seu negócio faz toda a diferença em sua produtividade, na segurança da sua equipe e dos seus clientes.
Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar como funciona a sinalização visual no ambiente de trabalho, seus benefícios e os principais tipos de placas que você pode encontrar.
O que é sinalização visual?
Dentro do ambiente de trabalho, é fundamental orientar a equipe em relação ao espaço, especialmente com questões de segurança. A sinalização visual é uma forma de transmitir essa informação, normalmente com o uso de cores, placas, etiquetas e adesivos.
Seu principal objetivo é informar as pessoas que passam por esses ambientes. Se há algum risco de segurança, qual é a direção dos principais pontos de interesse, etc. Algo fundamental tanto para melhorar a eficiência e produtividade no dia a dia quanto para garantir a proteção de todas as pessoas presentes.
Por exemplo, é possível colocar placas nos corredores contendo informações e avisos sobre cada área. Ou mesmo adicionar adesivos em mercadorias e caixas para que sejam mais facilmente identificadas. Sem necessidade de se comunicar diretamente com outra pessoa.
Quais são os benefícios de ter uma sinalização visual adequada?
Os benefícios de uma boa sinalização visual são diversos, portanto, o mais importante é entender suas opções e em quais contextos elas são melhor utilizadas. Veja aqui alguns exemplos:
Facilitar a circulação
O uso mais comum de placas de sinalização é para orientar o movimento das pessoas em determinado ambiente. O exemplo mais prático disso é o uso de placas para sinalizar a localização de certos pontos de interesse, como:
- Banheiros
- Áreas de atendimento
- Entradas e saídas
Se há muitas pessoas atuando em seu negócio no dia a dia, especialmente algumas vindas de fora, vale a pena investir em uma boa sinalização visual. Dessa forma, todos podem transitar com menos dificuldade.
Contribuir com a segurança
Outra finalidade comum desses recursos é estabelecer limites para onde sua equipe pode circular com segurança. Em diversas indústrias, por exemplo, há certas áreas em que só podem ser acessadas com equipamento de proteção adequado ou por pessoal autorizado. Com o uso de placas e cores padronizadas, é possível identificar rapidamente quais são essas áreas e suas especificidades. Dependendo do caso, essas sinalizações são obrigatórias, parte das normas de segurança no trabalho.
Reforçar a identidade visual da empresa
Além de ser muito útil do ponto de vista prático, a sinalização visual também pode servir para outras finalidades. Por exemplo, ela pode ser parte da identidade visual da sua empresa. Desde que não interfira na sinalização de segurança, todos os elementos podem ser personalizados de acordo com a sua marca. Isso inclui tanto a escolha das formas quanto do esquema de cores.
Saiba mais sobre a importância da sinalização nas empresas!
Quais são os tipos de placas utilizadas na sinalização visual?
Com um pouco de planejamento, a sinalização visual pode fazer uma grande diferença no seu ambiente de trabalho. Veja aqui alguns dos principais tipos de sinalização e seus benefícios:
Áreas de risco
Muitos negócios possuem áreas de risco, as quais devem ser sinalizadas, segundo a NR26 de Saúde e Segurança no Trabalho. Demarcar áreas de risco é especialmente importante, pois facilita o controle de acesso e evita diversos acidentes. Especialmente nos casos em que há exposição a quedas, material inflamável ou radioativo.
Zonas seguras
Da mesma forma que áreas com alto risco são demarcadas de acordo com o tipo de perigo que apresentam, áreas seguras também devem ser sinalizadas. Assim, caso ocorra alguma emergência, todas as pessoas presentes podem se dirigir até o local marcado e minimizar os riscos para si mesmas e para terceiros.
Orientação e direcionamento
Como mencionamos, conseguir se orientar dentro de um espaço complexo é fundamental para manter a eficiência no ambiente de trabalho. Por isso é bem comum encontrar placas que indicam a direção de certos pontos de interesse nesses espaços. Isso pode ajudar novos funcionários a se orientar, assim como alguns clientes.
Placas com QR code
Certas informações mais complexas não podem sempre ser passadas de forma eficiente apenas com uma placa. Nesses casos, o mais comum é fazer uso de QR codes, códigos impressos que podem ser escaneados com um celular. Eles levam o usuário para um link, o qual pode conter uma mensagem mais detalhada, como informações de um produto, por exemplo.
Com essas informações, fica clara a importância de fazer uso da sinalização visual no ambiente de trabalho. E, para isso, é fundamental contar com bons materiais e impressões!
Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação em seu ambiente? Entre em contato com a Afixgraf e saiba mais sobre sinalização visual e como fazer um projeto personalizado para sua empresa.