O século XXI para o Brasil tem como marca o aumento de veículos, gerando tráfegos intermináveis, tornando-se evidente a necessidade de encontrar soluções para melhoria do trânsito no país.
O sistema logístico tornou-se um dos entraves na continuidade do crescimento. Atualmente, é imprescindível o investimento para que o país possa continuar seu desenvolvimento econômico. Sabe-se que hoje o custo de transporte representa o maior custo logístico das empresas, com vias em péssimo estado, alto custo do petróleo e pedágios, além da falta de segurança.
Uma das soluções mundialmente mais discutidas é o controle e monitoramento em tempo real das vias publica, possibilitando a melhoria na gestão do sistema de transporte. O RFID (Radio-Frequency IDentification) é apontado como a solução mundial por diversos especialistas, pois possibilita um mecanismo de identificação á distancia, com alta capacidade, sendo possível a leitura múltipla, rápida e com precisão de todas as Tags.
O projeto consiste na instalação de Tags RFID nos veículos, criando uma identidade eletrônica única para cada um, implementação de antenas leitoras nas vias interligadas a um computador acessando o banco de dados dos veículos com o auxílio de software inteligente de processamento de dados para enviar mensagens de alertas.
Existem alguns aspectos práticos muito interessantes com o uso da tecnologia RFID. Por exemplo, a possibilidade de identificar e verificar a documentação sem a necessidade de parar o veículo, proporcionando segurança ao condutor, fluidez ao trânsito e inteligência ao policiamento com a utilização de software conectado ao banco de dados veicular.
Outra possibilidade é utilizar a tag RFID para cobrança de pedágio de forma mais justa, de acordo com a quilometragem rodada. A tecnologia também pode facilitar o monitoramento e fiscalização de velocidade de forma automática e confiável.
“A tecnologia RFID não é apenas uma solução dos problemas de trânsito ou necessidades gerenciais de controles. As funcionalidades do RFID permitem redesenhar e agregar “inteligência” aos processos. Isto significa que pode mudar a forma de prestar o serviço ou produzir um produto e proporcionar maior segurança, qualidade e satisfação aos clientes”, afirma Orlando Oda, Presidente do Grupo Afixcode e especialista em soluções RFID.
Já existem projetos sendo testados no Brasil, como o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) criado na cidade de São Paulo pelo Detran que pretende em breve expandir os testes para mais veículos. O projeto SINIAV foi apresentado como uma solução para prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de veículos de cargas, diminuir os índices de irregularidades da frota de veículos.
De forma resumida o projeto SINIAV tem como objetivo: acompanhamento do ciclo de vida dos veículos, fiscalização urbana e rodoviária, gestão do trânsito, recuperação de veículos, gestão de meios de pagamento e gestão do transporte de cargas e logística.
Não há dúvida quanto aos benefícios do uso da tag RFID nos veículos tais como a melhoria na gestão das vias, o controle do tempo médio e espaço, a identificação de veículos irregulares e roubados, aumento da segurança com diminuição do valor dos prêmios dos seguros. Desta forma podemos concluir que a sua implementação contribuirá de forma muito positiva na qualidade da mobilidade automotiva dos brasileiros.