Na hora de fazer a comunicação visual da sua empresa você encontra diversas opções de materiais, certo? Hoje vamos te ajudar com essa escolha! Vamos falar sobre a placa de vidro com logomarca e tudo o que você precisa saber antes de adquirir.
Como é feita a placa de vidro?
O vidro é um composto mineral e sua matéria prima principal é a areia de sílica, o sódio e o cálcio, além de outros produtos. Para que esses materiais se tornem o vidro que conhecemos, eles são aquecidos a uma temperatura superior a 1000°C e moldados.
O vidro utilizado para a comunicação visual é temperado, feito através de um processo diferente do vidro comum. Nesse processo o vidro é aquecido a uma temperatura de 600°C e resfriado imediatamente, é o que chamamos de têmpera. Esse tipo de vidro não pode ser cortado, ou seja, ele já é feito na medida solicitada e com os furos necessários para fixação, pois ao fazer uma tentativa de corte nesse material, a peça pode se quebrar.
Falando em quebrar…esse tipo de vidro, caso se quebre, não se rompe em partes grandes e pontiagudas. Ele estilhaça inteiro, em pequenos fragmentos, reduzindo o risco de cortes e perfurações.
As bordas desse tipo de vidro são lapidadas, ou seja, são lisas e não cortantes. Essa característica facilita o uso pois traz mais segurança para quem deseja esse material, mas também está sempre de olho na segurança. Outro ponto muito importante sobre essas placas é a espessura. As mais utilizadas são 6mm e 8mm.
Abaixo explicaremos melhor sobre a utilização para cada uma delas.
Qual a espessura de uma placa de vidro?
A espessura do vidro é um fator importante a ser considerado na escolha de placas de vidro para comunicação visual. Para placas grandes, recomenda-se o uso de vidro de 6 mm de espessura. Isso porque, quanto maior a placa, maior será seu peso. Um vidro mais espesso pode tornar a placa muito pesada, dificultando sua instalação e aumentando o risco de acidentes.
Para placas menores, a espessura de 8 mm é uma boa opção. Placas menores são menos pesadas e, portanto, podem ter uma espessura um pouco maior para ter mais robustez e resistência.
Abaixo relacionamos algumas ocasiões onde são utilizadas as placas com 8 ou 6mm de espessura:
Placas grandes de 6 mm:
- Letreiros de fachadas
- Placas de identificação
- Painéis informativos
Placas menores de 8 mm:
- Placas de sinalização
- Placas de menu
- Placas de decoração
No caso de placas de vidro para comunicação visual, a espessura de 6 mm é geralmente suficiente para a maioria das aplicações. No entanto, é importante considerar o tamanho, o peso e o local de instalação da placa para determinar a espessura ideal.
É importante ressaltar que a espessura do vidro deve ser sempre recomendada por um profissional qualificado. O profissional irá considerar o tipo de aplicação da placa para determinar as especificações técnicas mais indicadas.
Como é a personalização da placa de vidro com logomarca?
A personalização da placa de vidro com logomarca normalmente é realizada de duas maneiras. Uma delas é fazendo o texto e imagens / logotipos no acrílico recortado e fixando com adesivo apropriado. Esse modelo causa um ótimo impacto visual pois agrega textura devido às informações que ficam em alto relevo.
Nesse tipo de personalização, além da utilização do acrílico de forma personalizada, é possível deixar um fundo colorido na placa (através de adesivo fixado no verso do vidro), o que aumenta o destaque da peça, pois chama mais atenção, comparado ao fundo transparente.
A segunda maneira de personalização utilizada normalmente para o vidro com logomarca é a impressão digital feita em adesivo e fixado no verso da placa. Esse é o mais comum por ter um custo mais baixo e menor prazo de produção. É possível nesse modelo, fazer também o fundo colorido ou transparente, de acordo com a necessidade do projeto e da comunicação visual do local.
A impressão fica resistente e protegida, pois normalmente as placas de vidro são fixadas na parede, com a impressão “invertida”, na parte de trás do vidro. As informações impressas não sofrem tanto com a incidência de luz solar, produtos de limpeza e chuva (no caso de ambiente externo) pois não ficam diretamente expostas.
As placas de vidro têm alta durabilidade em diversos ambientes, mesmo se expostas em local externo.
Por ser um vidro temperado, ele suporta variações de temperaturas (desde que não seja extremo). São indicadas para fachadas de empresas e condomínios, recepção de empresas, porta de escritórios e até mesmo para sinalização interna como missão, visão e valores, informações aos transeuntes, etc.
Para esse tipo de placa é recomendado que a limpeza seja feita somente com um pano úmido. Se for feita a manutenção correta e não tiver atrito e choques físicos contra a placa, ela pode durar vários anos, principalmente em ambiente interno.
Qual o tamanho de uma placa de vidro com logomarca?
O tamanho de uma placa de vidro com logomarca pode variar de acordo com a necessidade. As placas podem ser pequenas, como as placas de identificação de portas ou grandes, como as placas de fachada ou de sinalização.
Em geral, as placas de vidro com logomarca têm um tamanho mínimo de 30 cm x 30 cm. No entanto, o tamanho máximo é limitado apenas pela capacidade de fabricação da empresa responsável pela produção da placa.
Para determinar o tamanho ideal de uma placa de vidro com logomarca, é importante considerar os seguintes fatores:
- A área disponível: O tamanho da placa deve ser adequado ao espaço disponível para a sua instalação.
- A visibilidade: A placa deve ser grande o suficiente para ser vista com facilidade.
- O conteúdo / arte da placa: O tamanho da placa deve ser suficiente para acomodar o conteúdo e a arte da placa sem distorcê-la.
No caso de placas de vidro para comunicação visual, é importante considerar também o local de instalação da placa. Placas instaladas em locais externos, por exemplo, devem ser maiores para garantir a visibilidade mesmo à distância.
Onde e como fixar a placa de vidro?
As placas de vidro precisam ser fixadas com parafusos, devido o peso, não é recomendável fixá-las com adesivo.
Ao adquirir uma placa para substituir outra já existente, é necessário dimensionar e informar o local exato onde devem ser realizados os furos, pois como já vimos, esse procedimento é realizado na fabricação do vidro, sendo que após o processo de têmpera, não é possível cortar ou furar.
Elas podem ser fixadas em paredes de alvenaria, drywall ou até mesmo em madeira. Mas antes de adquirir a sua placa de vidro com logomarca, verifique se o local de instalação pode ser furado, caso não seja possível, a instalação não é recomendada.
Quais são as vantagens e desvantagens de identificar com as placas de vidro com logomarca?
Algumas das vantagens em optar por uma placa de vidro com logotipo para a sinalização de sua empresa estão na resistência desse material, na transparência e elegância e também por não ter limitação de cores quando personalizadas com impressão digital. E o principal, combinam com qualquer ambiente, desde sinalização interna e externa, em fachadas.
A desvantagem das placas de vidro é que, devido o peso desse material, é recomendada a fixação somente com parafusos e isso pode impossibilitar a colocação em locais que não podem ser perfurados e ainda, por ser um material rígido, com um processo de produção muito específico, na maioria dos casos, há limitações com relação ao formato / corte das placas, que no geral, podem ser apenas quadradas ou retangulares.
Afixgraf
A Afixgraf tem experiência de mais de 14 anos nos mercados de comunicação visual e identificação.
Agora que você já entendeu como fazer a sua placa de vidro com logomarca, que tal entrar em contato com nossa equipe e solicitar um orçamento personalizado?
Nossos especialistas terão todo o prazer em lhe atender e ajudar caso ainda restem dúvidas.
1 Comment
Uma ótima opção de mercado, gostei da ideia, porém gostaria de implantar um comércio desse seguimento aqui em Juiz de Fora, vcs fornecem equipamentos, acesseria, franquia ou algo assim. Meu contato 35-99185-4000